Geral

Guarapari e Vila Velha registram maiores acumulados de chuva nas últimas 24h; Estado tem 10 desalojados

Em qualquer situação de perigo, as pessoas devem acionar a defesa civil Estadual através do telefone (27) 3194-3652

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Os municípios de Guarapari, Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Anchieta, Viana, Fundão, Alfredo Chaves e Aracruz foram as dez cidades que registraram maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas. Os dados são do boletim da Defesa Civil Estadual divulgado no final da manhã desta quinta-feira (24).

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa existem ainda 12 alertas moderados vigentes sobre risco hidrológico e de movimento de massa.

Dez pessoas continuam desalojadas no Estado: três em Guarapari e sete na Serra.

Foto: Divulgação

Segundo a atualização do boletim, em Viana, os bombeiros registraram nesta quinta-feira (24) árvores inclinando, próximo a rede elétrica local, no bairro Ribeira. Também houve a queda de um muro de arrimo no fundo de uma casa, com entulhos apresentando risco de escorregamento em Caxias do Sul. A Defesa Civil identificou ainda indícios de deslizamento num talude no fundo de um imóvel em Areinha.

Interdições em Rodovias

Até a sexta-feira (25), a ES 146, no centro de Alfredo Chaves, fica totalmente interditada para implantação de galerias.

Áreas de risco

A orientação é de que quem more numa área de risco já mapeada fique de olho aos sinais de rachadura em paredes, estalos ou árvores inclinando. De acordo com o Corpo de Bombeiros, estes são indícios de que há movimentação de massa na região e de que podem haver deslizamentos de terra no local. 

Em qualquer situação de perigo, as pessoas devem acionar a defesa civil Estadual através do telefone (27) 3194-3652. Ou nas municipais:

VITÓRIA: (27) 3382-6168 e 3382-6167
VILA VELHA: (27) 3388-4346 e (27) 99895-0100
SERRA: (27) 3338-1756 e (27) 99949-8612
CARIACICA: (27) 9 88316000
VIANA: (27) 998604360 

Previsão do tempo

A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é de que a frente fria se afaste do Estado nesta quinta-feira (24), mas a presença da umidade marítima mantém a instabilidade no tempo.

Quinta-feira (24)

De acordo com o Incaper, a previsão é de chuva rápida no início do dia no trecho litorâneo, com variação de nuvens nos demais horários. Variação de nuvens e chuva nas demais áreas do Estado, sendo mais frequente na região Serrana e nas cidades mais afastadas do litoral sul.

Sexta-feira (25)

Sexta-feira de predomínio de sol em boa parte do Espírito Santo. Chove rápido pela manhã entre a Grande Vitória e a região Nordeste, com tempo aberto nos demais horários. Sol e chuva esparsa nos demais trechos do norte capixaba e nos trechos norte e leste serrano. Poucas nuvens e calor nas demais áreas, não chove.