Geral

Guarapari: Começa nesta segunda-feira os agendamentos para verificação de taxímetros

O objetivo é conferir o instrumento para garantir que a cobrança seja feita de forma correta

Foto: Divulgação/ Internet

A partir desta segunda-feira (11) até o dia 29 de novembro acontece em Guarapari o período de agendamento para a verificação de taxímetros dos veículos do município. O agendamento deverá ser realizado pelo site do Ipem-ES e os taxistas terão que emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de serviço.

O taxímetro que ficar reprovado e necessitar de reparos, deverá ter nova verificação após a conclusão dos serviços realizados por oficina autorizada. Para isso, uma nova GRU deverá ser retirada e data e horário deverão ser novamente agendada na sede do Ipem-ES.

Assim como em todos os anos, o objetivo é conferir o instrumento para garantir que a cobrança seja feita de forma correta, de acordo com a tarifa vigente no município e com a legislação metrológica.

O proprietário do táxi que não puder comparecer com o taxímetro para a verificação, deverá apresentar justificativa, com comprovação, na sede do Ipem-ES, em Vitória, até o último dia do prazo. O taxista que estiver com a verificação datada para 2020, não necessita realizar uma nova.

As verificações serão realizadas entre os dias 02 a 06 de dezembro, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, na Avenida Meaípe, bairro Enseada Azul, (em frente ao Bar do Deraldo).

Mais informações: (27) 3636- 6087.

Saiba mais

O taxímetro é um instrumento que, baseado na distância percorrida e/ou no tempo decorrido, mede e informa gradualmente o valor devido pela utilização do veículo-táxi. As tarifas são determinadas pelas prefeituras municipais. O taxímetro deve sempre ser ligado na presença do passageiro. O primeiro valor que aparece se refere à bandeirada (valor fixado para o início da corrida, independentemente de qualquer movimento do veículo). Em seguida, passa a marcar o valor correspondente à quilometragem percorrida e ao tempo parado no trânsito durante o percurso.

*Com informações: Secretaria de Estado de Desenvolvimento