Geral

Guarapari: Jovem com autismo supera limitações por meio da arte e pede materiais de pintura

Thalita encontrou na arte uma nova forma de se comunicar e tem vencido as limitações

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Atualmente com 16 anos, a guarapariense Thalita dos Santos Cardoso vem vencendo as limitações do autismo com desenhos e pinturas. Interessada nas artes desde criança, a adolescente foi evoluindo a cada ano e utiliza o ofício como forma de se expressar com o mundo. “Com pouco mais de um ano já apontava para a caneta e papel para desenhar. Só isso acalmava ela”, contou a mãe, Edilma dos Santos.

Com o passar dos anos a evolução dos desenhos foi se mostrando e o talento crescendo. Quando completou 16 anos, Thalita deu um salto positivo na autonomia. “Ela sempre foi dependente para tudo, alimentação, banho. Criou uma linguagem própria e não identificava bem os gêneros, masculino e feminino. Mas a arte foi mudando minha menina, ela é bem comprometida. Com o lápis e o papel ela foi aprendendo a afeição com o mundo externo”, relatou Edilma.

A adolescente autodidata, que foi primeiro lugar em um concurso de desenho no colégio, não quer mais parar, e por isso pede ajuda para comprar os materiais de pintura. “Depois de vencer o concurso, minha filha deslanchou de vez. Decidiu iniciar na pintura em tela e por conta da pandemia e o isolamento teve bastante tempo de treinar, aprendeu rápido e tomou gosto”.

Quem puder ajudar, Thalita precisa de:

– Telas em qualquer tamanho

– Verniz em spray

– Pincel

– Tinta óleo

– Tinta guache

– Paleta de tintas

Mais informações: (27) 99969-5803 (Edilma)

Em tempo

Thalita faz parte do grupo “Colorindo Sonhos” desde 2017. O projeto, idealizado em 2016 por Rose Toledo, conta com cerca de 140 mães que lutam por acessibilidade, qualidade de vida e direito ao lazer para crianças e adolescentes com deficiência.