Geral

Guarapari registra despejo de água com mau cheiro em Peracanga

Segundo a Prefeitura de Guarapari, foi constatado que a água lançada não é esgoto sanitário, mas sim água de chuva armazenada ao longo do tempo

Foto: Arquivo Pessoal / Geraldo Vimercati

A presença de uma água verde e com mau cheiro, descartada por meio de uma tubulação na Praia de Pecaranga, em Guarapari, tem intrigado moradores e banhistas que frequentam o local. A situação foi flagrada durante os últimos dias na praia. 

Segundo a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), foi constatado que a água lançada não é esgoto sanitário, mas sim água de chuva armazenada ao longo do tempo. O empreendimento foi notificado para sanar o problema.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O que diz a Cesan? 

Segundo o chefe da divisão de Operação e Manutenção Litorânea Sul, Marcio Bedim, no local há a presença de um empreendimento e estudos indicam que o problema ocorre internamente. 

Além disso, esclarece que a rede de esgoto está sendo feita na região onde é localizada a praia. Entretanto, anda não foi concluída. “Os clientes não devem efetuar a ligação, a nossa rede ainda está em obra”. 

Ele também explica que, no local, possui um empreendimento, o qual é indicado que o problema é interno. “Estamos especulando que ele jogou a água da piscina para a rede de esgoto que não está funcionando plenamente e acabou indo para o mar. Mas o dono diz que é água de piscina”, narra. 

Condomínio alega que água é pluvial 

Em entrevista ao Folha Vitória, o gestor do Beach Club Reserva Amary, Fabiano Schwanz, disse que a água que sai do estabelecimento é pluvial, ou seja, armazenada pela chuva. É proveniente dos locais onde estão instaladas as canaletas das piscinas. 

“A prefeitura libera água limpa pluvial para desembocar na praia. Entretanto, o mau cheiro e coloração esverdeada são provenientes do local armazenamento de água, mas não tem nada de esgoto”, narrou. 

Além disso, o gestor explicou que no local foi feita uma obra para ligar o sistema de drenagem de Guarapari ao sistema de escoamento do condomínio. “Justamente para não liberar na praia, entretanto, a elevatória encheu e desembocou no local”. 

A ligação da obra, ainda segundo o gestor, não pode ser concluída por conta de uma interferência que deve ser realizada pela Prefeitura. “Entretanto, estamos realizando todas as desobstruções que são possíveis da nossa parte”.

LEIA TAMBÉM: Jogo Fla e Athletico/PR terá ônibus extras do Transcol nos terminais

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória