A véspera de Natal foi de temporal no Espírito Santo. A chuva que chegou na noite de terça-feira (24), provocou alagamentos e transtornos em boa parte da Grande Vitória.
De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado às 11 horas desta quarta-feira (25), o município de Guarapari registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 176.36 milímetros, e está em alerta para risco de deslizamento.
A avaliação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), vale também para Vargem Alta, Vitória e Vila Velha, ambos com risco moderado de movimento de massa.
ACUMULADOS DE CHUVA
GUARAPARI – 176.36
VARGEM ALTA – 98.40
VILA VELHA – 87.06
VITÓRIA – 74.55
JOÃO NEIVA – 62.81
SERRA – 57.65
CARIACICA – 56.27
ALFREDO CHAVES – 53.2
VIANA 49.4
IRUPI 37.2
SANTA LEOPOLDINA 37.05
*Os demais municípios com registro de acumulado de chuva inferior a 35 mm.
FONTE: CEMADEN
ALERTAS VIGENTES
GUARAPARI: risco de movimento de massa – Moderado
VARGEM ALTA: risco de movimento de massa – Moderado
VITÓRIA: risco de movimento de massa – Moderado
VILA VELHA: risco de movimento de massa – Moderado
Outras informações sobre plano emprego da CEPDEC e os alertas vigentes no Estado do Espírito Santo estão disponíveis no site ALERTA! (www.alerta.es.gov.br).
OCORRÊNCIAS
Vila Velha
Vários pontos de interdição e alagamentos. Uma residência foi desocupada no bairro Aribiri, foram percebidas várias rachaduras e fortes estalos vindo da edificação. Moradores saíram do local por temerem um desabamento. A COMPDEC irá vistoriar o local. Fonte: CIODES
Vitória
Ruas Interditadas, queda de árvores e alguns pontos de alagamento na cidade apenas durante a chuva. Fonte: COMPDEC
Guarapari
Alguns pontos de alagamento durante a chuva do dia 24/12 e da madrugada do dia 25/12. 2. Movimento de massa no bairro Santa Monica, sem vítimas. Fonte: COMPDEC
João Neiva
Alguns pontos de alagamento durante a chuva do dia 24/12 e da madrugada do dia 25/12. Uma família desalojada. Queda de árvore na BR 101. ECO-101 foi acionada. Fonte: COMPDEC.