A semana continua com chuva e alagamentos em Guarapari. Novamente, nesta quinta-feira (08), foi possível registrar diversos pontos onde a água tomou conta. Nossa equipe flagrou uma menina tentando chegar ao complexo esportivo, em Muquiçaba, a rua estava alagada. Na Av. Beira Mar, na Praia do Morro, ao longo da Av. Jones dos Santos Neves e na Rua Zuleima Fortes Farias, no Centro, a cena se repetia.
A Defesa Civil Municipal informou que até o momento nenhuma ocorrência relacionada à queda de muro, barranco ou deslizamento foi registrada. O coordenador do órgão em Guarapari lembrou que os meses de outubro e novembro, historicamente, registram os maiores acumulados de chuva do ano. “Em novembro, especificamente, há uma tendência de volumes de chuva acima do normal. Estamos em estado de alerta e as áreas de risco estão sendo monitoradas”, explicou Romildo Scalzer.
O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu, na manhã de hoje, um aviso meteorológico especial alertando para o estado de atenção válido para esta quinta e sexta-feira (09). De acordo com o Incaper, ao longo desses dias ocorre a continuidade das condições meteorológicas favoráveis para acumulados expressivos de chuva nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória. Em alguns pontos, a chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento.
Ainda segundo a previsão do Instituto, até amanhã, o tempo segue fechado e chuvoso em todo o Espírito Santo. A temperatura diminui em todas as regiões capixabas. No sábado (10), o sol aparece entre nuvens em alguns momentos, mas o dia permanece instável com previsão de chuva ocasional em todo o estado.
O Incaper também divulgou o acumulado de chuva das últimas 96h (até as 10h desta quinta-feira). Guarapari configura a lista em duas localidades: Posto da PRF, com acumulado de 104 mm, e Aeroporto, com 75 mm.
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil (27)3194-3652. Em Guarapari, o órgão atende pelo telefone (27) 3261-3742.