Após um impasse de quase 13 anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim voltou a portar armas de fogo. Nesta quinta-feira (20), os 37 guardas que cumpriram todos os requisitos do curso de formação funcional receberam as armas e as carteiras de porte individual.
Além de seus 49 revólveres e três carabinas que estavam retidos no 9º Batalhão de Polícia Militar, a GCM recebeu doação de 41 pistolas .40 da PM. Também serão investidos R$ 1,1 milhão na compra de 10 viaturas e equipamentos diversos, incluindo pistolas elétricas; manutenção de escala extra e adicional de risco de vida; aparelhamento da Corregedoria e da Ouvidoria da GCM; e implantação do novo plano de carreira e da indenização anual para aquisição de uniforme.
“O porte de arma de fogo é fundamental, mas é preciso investir constantemente em formação e equipamentos para a GCM, como temos feito. Inclusive, no curso de formação, os guardas são instruídos a utilizar o armamento apenas em último caso”, afirmou o secretário.
A Guarda Civil Municipal também ganhará um novo Centro Operacional (Cope), a ser instalado no prédio atualmente utilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), na Ilha da Luz. A previsão de investimento é de R$ 3.113.463,77, com recursos a serem liberados pela Caixa Econômica Federal.
“Desde quando assumimos a gestão, sonhei com este momento. Foi uma batalha grande, porém, não maior que nossa vontade de oferecer ao cachoeirense uma segurança ainda mais sólida e eficaz. Logo no primeiro ano, enfrentamos a crise estadual da segurança pública, em fevereiro de 2017, e a sociedade viu o trabalho dos servidores da Guarda Municipal. A Justiça viu o trabalho e a importância da Guarda no reforço de nossa segurança”, completa o prefeito Victor Coelho.