Geral

"Bodycam": Guarda de Vitória começa a testar câmeras corporais

Atualmente o equipamento está restrito às equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Grupo Tático Operacional de Trânsito (GTO)

Foto: Jansen Lube/PMV

Os agentes da Guarda Municipal de Vitória começaram a testar câmeras que serão anexadas ao uniforme. Inicialmente a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) de Vitória está desenvolvendo o projeto e utilizando 10 unidades da chamada bodycam

Os equipamentos já têm auxiliado ações de grupamentos especializados como Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Grupo Tático Operacional de Trânsito (GTO).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As imagens das ações da Guarda Municipal de Vitória são transmitidas para a Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom). Cada bodycam possui 128GB de memória e ainda conta com alto-falante.

A secretaria está em fase de elaboração das normas que ditam os procedimentos operacionais e administrativos para o uso dos equipamentos. 

De acordo com a Prefeitura de Vitória, será necessário programar instruções para o efetivo em relação ao uso, e listar quais unidades da corporação vão usar o equipamento.

Os públicos atendidos com o uso do equipamento, segundo a prefeitura, são os agentes e a população, tendo em vista que as gravações podem colaborar com quaisquer dúvidas que surjam durante as ocorrências. 

“É uma forma de garantir a legalidade das ações, com monitoramento da Corregedoria, além da produção de provas para indiciamento e condenação daqueles que eventualmente pratiquem delitos”, informou a prefeitura em nota.

Leia também: 

>> Homem que matou vizinha a facadas na Serra teria tentado atrair outra vítima

>> Homem inventa história para atrair vizinha e mata mulher a facadas na Serra