O Grupo Tático Operacional de Trânsito (GTO) da Guarda Municipal de Vitória realizou 14 autos de infração para vans e topics escolares na manhã e tarde da última terça-feira (1º). As notificações foram realizadas durante a Operação Anjos, que fiscalizou o funcionamento dos veículos na capital.
Três dos autos registrados foram realizados por conta de os motoristas não terem curso preparatório exigido para conduzir transportes escolares. Além disso, um dos veículos foi retirado de circulação.
No bairro de Jardim da Penha, a operação contou com o apoio da Delegacia de Delitos de Trânsito e um motorista foi autuado por dirigir sem habilitação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A operação aconteceu no entorno dos colégios com grande movimento e, ao todo, foram realizadas 25 abordagens para fiscalizar itens básicos para o transporte seguro dos alunos.
Além disso, outros itens eram observados, como estado de conservação dos veículos, excesso de passageiros e documentação regulamentada junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
“O objetivo é garantir mais segurança aos estudantes que dependem de vans e inibir o transporte clandestino, assim podemos evitar situações de risco no trânsito para todos”, disse o gerente do GTO, Brunno Xavier.
Requisitos para o funcionamento do transporte escolar
A Guarda Municipal divulgou quais são os requisitos básicos para o funcionamento do serviço de transporte escolar. Existem exigências mínimas que os pais e responsáveis devem ter atenção tanto aos veículos, quanto aos condutores.
O veículo deve possuir faixas horizontais, que identifiquem que se trata de transporte escolar. Além disso, a placa deve ser vermelha e estar com os documentos em dia.
O condutor deve ser maior de 21 anos, possuir habilitação de categoria D e ter curso específico do Detran.
Crianças menores de 9 anos devem ser acompanhadas por uma pessoa de, no mínimo, 18 anos de idade.
Leia Também: FOTO | Mais uma baleia jubarte é encontrada morta em Aracruz