Geral

Guarda Municipal de Presidente Kennedy participa de treinamento com arma de choque

Os dispositivos não letais contém cartucho reserva e kit com microchip, e será usado pelos agentes nos eventuais distúrbios e em ações de apoio à Polícia Militar

Os agentes da Guarda Municipal tiveram treinamento sobre o uso correto da arma de choque na segurança dos moradores Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Na última quarta-feira (10), cerca de 35 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Presidente Kennedy participaram de um curso de capacitação para o uso do dispositivo elétrico incapacitante. Popularmente conhecida como ‘armas de choque’, os dispositivos contém cartucho reserva e kit com microchip. 

O curso, teórico e prático, ministrado pelo instrutor e guarda municipal, Heris Lúcio Gomes, mostrou aos agentes a forma correta de uso do armamento que só é utilizado no último caso, quando todos os meios de escalonamento da força não forem suficientes.

“O equipamento é usado pela Guarda Municipal nos eventuais distúrbios e em ações de apoio à Polícia Militar no combate ao crime no município, e ainda para segurança do próprio agente e da sociedade”, explica o secretário de Segurança Pública, Elber Gomes de Almeida.

Ainda segundo o secretário, mais de um ano após a compra de 50 armas pela Prefeitura, o dispositivo ainda não precisou ser utilizado em ações da Guarda Municipal kennedense. Este já é o segundo curso oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança aos agentes da GCM.