Uma ação conjunta entre a equipe de Fiscalização Ambiental e a Guarda Municipal realizada na manhã desta terça-feira (14) apreendeu 130 guaiamuns e 250 armadilhas para capturar os animais. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia.
De acordo com a gerente Operacional de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental de Anchieta, Juliane Alves, o guaiamum está incluso na lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção no Estado do Espírito Santo.
Juliane explicou que o Decreto nº 1499-R/2005 determina a proteção total desta espécie. “Por isso, a prática de cata desta espécie é caracterizada como crime ambiental, infração contra a fauna, prevista em decreto municipal nº 4617/2013, art. 24 inciso II, com multa de R$ 3.000,00 por indivíduo capturado”, disse.
Os animais apreendidos foram soltos na tarde desta terça-feira (14) no habitat de origem. A soltura contou com presença de representantes do Ibama-ES.
Segundo a gerente, a equipe de Fiscalização Ambiental e a Guarda Municipal têm sido parceiros constantes na proteção da fauna e flora do município. “Pedimos que a população também ajude, denunciando qualquer prática contra a fauna e flora através do telefone, 28 3536 – 1867”, disse.