Guarda-vidas do Espírito Santo vão competir neste sábado (28), na Curva da Jurema, em Vitória, na disputa da 4ª edição do Salvavix, torneio esportivo aquático que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção de afogamentos e homenagear os profissionais que atuam no resgate e segurança aquática.
LEIA TAMB´ÉM:
Réveillon: Vila Velha já distribuiu mais de 600 abafadores de som para autistas
ES recebe alerta de chuvas intensas na região Sul; veja cidades
Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
A competição, organizada pelo Grupamento de Salvamento Marítimo de Vitória (Salvamar) com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, contará com modalidades diversificadas, como corrida, natação, resgates e remo.
O evento começa às 7h e é aberto à participação de todos os guarda-vidas interessados, que devem se apresentar no local no dia da competição.
“A confraternização esportiva entre os profissionais tem o intuito de valorizar o trabalho dos guarda-vidas e ainda dar visibilidade à importância da prevenção aos afogamentos, tema essencial para nossa atuação diária. Estamos sempre preparados e capacitados, mas precisamos conscientizar a população sobre a segurança nas águas”, destacou Ednardo Rocha Dalmácio, coordenador do Salvamar.
Em razão do Dia Nacional do Guarda-Vidas, o evento tem grande significado para esses profissionais, que atuam em áreas como mar, rios, piscinas e também em locais próximos a esses ambientes, prestando um serviço essencial para garantir a segurança e salvar vidas.
Modalidades disputadas no evento:
– Resgate Completo com Vítima Consciente (a vítima poderá ajudar no resgate, padrão Sobrasa).
– Remada com Pranchão (distância de 300 metros).
– Aquatlon (200 metros de corrida).– Corrida por Nadadeira (padrão Sobrasa).
O que é o Salvamar?
O Salvamar, que é gerido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SEMSU), realiza ações de prevenção a acidentes no mar e em outros corpos d’água, além de realizar buscas e resgates de afogados.
Composto atualmente por 56 guarda-vidas, o grupo passa por treinamentos anuais ministrados pelo Corpo de Bombeiros Militar.
A cada ano, é realizada uma seleção para formar novos guarda-vidas, especialmente para aumentar o quadro durante a alta temporada (verão e férias), quando o número de profissionais chega a 90.
Em Vitória, os guarda-vidas do Salvamar são distribuídos em 16 pontos-base e estão presentes em locais estratégicos, monitorando e orientando banhistas, prevenindo afogamentos e realizando atendimentos de primeiros socorros, além de ações educativas para a preservação das praias.
Eles também são responsáveis pela segurança em eventos aquáticos e atuam das 7h às 19h, com suporte de quadriciclos e embarcações para monitoramento das áreas.
A orientação para os banhistas é que sempre que forem à praia, procurem se aproximar de um ponto-base do SALVAMAR para garantir a segurança durante o banho de mar.