Você que está construindo e quer ter uma noção se irá adquirir a ferragem correta precisa dessas informações para tomar uma decisão planejada e no fim das contas evitar gastos desnecessários. Logo, a Casa do Serralheiro preparou este conteúdo para você não ter dúvidas sobre o assunto. Além disso, neste texto será esclarecido a diferença entre viga e coluna, assim como das sapatas e treliças, ferragens mais utilizadas nas construções.
A respeito da forma correta de se adquirir ferragens, uma das dúvidas comuns é sobre o uso da ferragem 5/16 – 8mm ao construir. A pergunta existe, pois as vigas de 8 mm são as mais usadas no geral. Segundo o regulamento, deveria ser usado no mínimo uma ferragem de 10 mm. Isso acontece porque o regulamento da NBR 6118 na maioria das vezes se aplica a grandes construções. Nesses casos, os vãos são maiores e é necessária uma sustentação mais firme e elaborada.
Não cometa o erro de usar a ferragem de 1/4 (6.3mm) na hora de construir sua casa. Por incrível que pareça, esse engano ocorre! Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!
Coluna ou viga? Qual a diferença?
Em uma construção, a viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas. Já a coluna, é posicionada na vertical, pois são elaboradas para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.
As colunas ficam acima do solo, sendo assim, fazem parte da estrutura de concreto armado que sustenta a construção, sendo elaborada para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.
Aqui está um pequeno guia sobre a utilidade de cada viga/coluna:
Ferragem 1/4 – 6.3 mm.: (pequenos muros convencionais, estruturas com pouquíssimo peso);
Ferragem 5/16 – 8 mm: (a mais usada para construções de casas);
Ferragem 3/8 – 10 mm: (a mais resistente para a construção de casas).
As diferenças entre Sapatas e Treliças
As sapatas e treliças também são ferragens bastante utilizadas nas construções. Conheça a diferença entre estes materiais.
As sapatas, quando são colocadas do modo certo, suportam cargas bem mais elevadas em comparação às vigas, blocos e radiers. Possuem um custo menor, são também facilmente instaladas pois dispensam o uso de peças e equipamentos especiais de escavação no canteiro.
A sapata isolada é o tipo de fundação superficial mais simples e a mais usada nas obras. Essa sapata é usada para suportar e transmitir os esforços de apenas um pilar ou coluna, na maior parte das vezes.
Não só as sapatas devem estar sempre niveladas, mas uma camada de concreto magro também tem de ser aplicada sobre a área escavada para evitar que a umidade do solo ataque a armadura e comprometa a estrutura.
Já a utilização de treliças em obras garante aderência ao concreto, resultando em mais segurança, sendo referência quando se trata de pré-moldados. Elas são de fácil manuseio e economia na construção. Além disso, reduzem o aparecimento de fissuras, pois há maior aderência entre as vigotas e o concreto do capeamento.
Agora você já sabe por onde começar e como conversar com o profissional que irá executar seu projeto. Ao comprar a ferragem da sua obra você já tem informação para evitar gastos e fazer a escolha certa!
Você também pode entrar em contato com a equipe de consultores online pelo site para fazer orçamentos e tirar dúvidas!
Sobre a Casa do Serralheiro
A Casa do Serralheiro é uma organização nova, rumo ao crescimento, cujo nome deixa clara a vocação da empresa e estabelece uma forte identidade com o segmento em que atua.
A empresa pertencente ao grupo Bremenkamp com sede em Cariacica e fundada em 2010, é um elo crucial entre grandes usinas e serralheiros, metalúrgicas e pequenas indústrias. Iniciada com apenas seis colaboradores, a empresa cresceu rapidamente sob a liderança dos sócios Bárbara e Brendo Bremenkamp, destacando-se por uma gestão moderna e eficaz.
Focada no crescimento e reconhecida por sua agressividade no mercado, alcançou um impressionante crescimento de 529% no primeiro ano de operação, superando metas audaciosas e promovendo ainda mais ambição por resultados excepcionais.