O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando! Considerado o segundo maior vestibular do mundo e o principal do Brasil, o Enem terá as provas de 2023 aplicadas em 05 e 12 de novembro.
>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória
No primeiro domingo, os candidatos serão 5h30 para escrever a redação e responder a 90 questões, sendo 45 de Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias, com tematicas de história, geografia, filosofia e sociologia.
Para ajudar os estudantes, listamos os nove temas mais recorrentes nos últimos três anos e separamos algumas questões para você revisar o conteúdo. Confira a seguir:
Enem: saiba quais os temas mais cobrados na prova de Ciências Humanas
História do Brasil
Período colonial, período republicano, século XX e século XXI.
História mundial
Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria e globalização.
Geografia física
Relevo, clima, hidrografia e vegetação.
Geografia humana
População, urbanização e meio ambiente.
Filosofia antiga
Sócrates, Platão e Aristóteles.
Filosofia moderna
Iluminismo, contratualismo e positivismo.
Filosofia contemporânea
Existencialismo, marxismo e pós-modernismo.
Sociedade e cultura
Relações sociais, identidade e cultura.
Estado e política
Democracia, cidadania e direitos humanos.
Confira 05 questões para você fazer e revisar o conteúdo
QUESTÃO 1. (Enem 2021) “Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana – a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídicos – à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.”
O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)
a) senhores feudais.
b) movimentos heréticos.
c) integrantes das Cruzadas.
d) corporações de ofícios.
e) universidades medievais.
QUESTÃO 2. (Enem 2019) “Para Maquiavel, quando um homem decide dizer a verdade pondo em risco a própria integridade física, tal resolução diz respeito apenas a sua pessoa. Mas se esse mesmo homem é um chefe de Estado, os critérios pessoais não são mais adequados para decidir sobre ações cujas consequências se tornam tão amplas, já que o prejuízo não será apenas individual, mas coletivo. Nesse caso, conforme as circunstâncias e os fins a serem atingidos, pode-se decidir que o melhor para o bem comum seja mentir.
ARANHA, M. L. Maquiavel: a lógica da força. São Paulo: Moderna, 2006 (adaptado).”
O texto aponta uma inovação na teoria política na época moderna expressa na distinção entre
a) idealidade e efetividade da moral.
b) nulidade e preservabilidade da liberdade.
c) ilegalidade e legitimidade do governante.
d) verificabilidade e possibilidade da verdade.
e) objetividade e subjetividade do conhecimento.
QUESTÃO 3. (Enem 2017) “O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.
LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficinas de Texto, 2002 (adaptado).”
A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável
a) Elevação da acidez.
b) Ampliação da salinidade.
c) Formação de voçorocas.
d) Remoção da camada superior.
e) Intensificação do escoamento superficial
QUESTÃO 4. (Enem 2019) “A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.
REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M.. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.”
As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque
a) asseguram as expressões multiculturais.
b) promovem a diversidade de etnias.
c) falseiam os dogmas teológicos.
d) estimulam os rituais sincréticos.
e) restringem a liberdade de credo.
QUESTÃO 5. (Enem 2014) “As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado varguista.
D’ARAUJO M. C. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA J.; DELGADO L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: Do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.”
Durante o governo de Getúlio Vargas, foram desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a
a) disseminação de organizações paramilitares inspiradas nos regimes fascistas europeus.
b) aprovação de normas que buscavam garantir a posse das terras aos pequenos agricultores.
c) criação de um conjunto de leis trabalhistas associadas ao controle das representações sindicais.
d) implementação de um sistema de previdência e seguridade para atender aos trabalhadores rurais.
e) implantação de associações civis como uma estratégia para aproximar as classes médias e o governo.
GABARITO: 1.B | 2.A | 3.A | 4.E | 5.C.