Geral

Enem: estudante deve levar cartão de confirmação impresso? Veja orientação após problemas

Muitos candidatos questionaram a distância dos locais de aplicação das provas indicados no cartão de confirmação. Saiba o que fazer para evitar problemas

Foto: Divulgação/ Portal Nacional da Educação

Devido ao alto número de reclamações sobre a distância dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos que irão realizar o vestibular este ano são orientados a levarem os cartões de confirmação impressos. 

>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória

A recomendação é do Portal Nacional da Educação. A medida visa evitar desgastes e problemas que possam ocorrer nos locais de aplicação de provas.

Essa já é a orientação padrão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Em todas as edições, o instituto recomenda que os candidatos levem o cartão nos dias das provas.

Além disso, estudantes também devem verificar com antecedências as informações no cartão de confirmação, como local de prova, sala, idioma escolhido, solicitação de acessibilidade e informações pessoais.

LEIA TAMBÉM: Cartão de confirmação: saiba como consultar o seu local de prova

Mais de 200 km: candidatos reclamaram de distância do local de prova

Os locais de prova foram divulgados em 24 de outubro na Página do Participante, no site oficial do Enem. Cada candidato teve acesso ao seu cartão de confirmação, em que é possível verificar as informações. 

LEIA TAMBÉM: Relógio, boné e óculos de sol: veja o que é proibido levar para sala de provas do Enem

No entanto, muitos estudantes reclamaram da distância dos locais de prova. Uma estudante de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, chegou a fazer um desabafo. A jovem disse que desistiria do sonho de prestar o vestibular após a prova ser marcada para Macaé, a cerca de 280 km de distância.

Outros relatos surgiram nas redes sociais. O Inep informou que os candidatos alocados em locais de prova com mais de 30 quilômetros de distância poderão pedir a reaplicação do exame.

LEIA TAMBÉM: Local de prova é longe? Veja como solicitar a reaplicação do Enem

O edital prevê que o exame será realizado em até 30 quilômetros de distância. O Inep informou que “adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição, de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame”.

Guia Enem 2023: tudo o que você precisa saber

O Enem 2023 terá as primeiras provas aplicadas no próximo domingo (05). Veja tudo o que você precisa saber na cartilha especial preparada pelo Folha Vitória:

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.