Geral

Veja temas de Matemática mais cobrados no Enem e questões para revisão

Exame é a principal forma de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil. Provas serão aplicadas em 05 e 12 de novembro

Foto: Folha Vitória

Faltam duas semanas para começar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Considerado o segundo maior vestibular do mundo e o principal do Brasil, o Enem terá as provas de 2023 aplicadas em 05 e 12 de novembro.

>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória

No segundo domingo, os candidatos serão 4h30 para responder a 90 questões, sendo 45 de Matemática, Códigos e suas Tecnologias.

Para ajudar os estudantes, listamos os dez temas mais recorrentes nos últimos três anos e separamos, com ajuda de professores, algumas questões para você revisar o conteúdo. Confira a seguir:

Enem: saiba quais os temas mais cobrados na prova de Matemática

Álgebra

A álgebra é um tema central nas provas de Matemática do Enem. Questões envolvendo equações, inequações, sistemas de equações, polinômios e progressões aritméticas e geométricas são comuns.

Geometria

A geometria também é um tópico recorrente nas provas. Os candidatos devem ter domínio de questões relacionadas a figuras geométricas, teoremas de congruência, semelhança, área e volume, além de geometria analítica.

Porcentagem e proporcionalidade

Questões que envolvem cálculo de porcentagens, regras de três, razões e proporções são frequentes, testando habilidades básicas de matemática financeira.

Probabilidade e estatística

Estatística e probabilidade também são tópicos comuns, abordando conceitos como média, mediana, moda, desvio padrão, gráficos estatísticos e cálculo de probabilidades.

Funções

Candidatos também devem dedicar os estudos as questões relacionadas a funções, incluindo interpretação de gráficos, cálculo de imagens e domínios, e propriedades de funções.

Análise combinatória

Problemas que envolvem análise combinatória, como arranjos, permutações, combinações e princípio multiplicativo também aparecem regularmente nas provas.

Geometria Analítica

Geometria analítica, que lida com a representação de figuras geométricas por meio de coordenadas, é um tópico que os estudantes devem dominar.

Trigonometria

Questões relacionadas a funções trigonométricas, identidades trigonométricas e resolução de triângulos são uma parte importante das provas.

Números complexos

Embora não tão frequentes quanto os outros tópicos, questões que envolvem números complexos também aparecem nas provas de Matemática.

Matemática financeira

Conceitos relacionados a juros simples, juros compostos, descontos e aplicações financeiras também são cobertos nas provas.

LEIA TAMBÉM: Enem: veja possíveis temas e dicas para escrever uma boa redação

Confira 05 questões para você fazer e revisar o conteúdo

QUESTÃO 1. (Enem 2014) Uma empresa farmacêutica produz medicamentos em pílulas, cada uma na forma de um cilindro com uma semiesfera com o mesmo raio do cilindro em cada uma de suas extremidades. Essas pílulas são moldadas por uma máquina programada para que os cilindros tenham sempre 10 mm de comprimento, adequando o raio de acordo com o volume desejado.

Um medicamento é produzido em pílulas com 5 mm de raio. Para facilitar a deglutição, deseja-se produzir esse medicamento diminuindo o raio para 4 mm, e, por consequência, seu volume. Isso exige a reprogramação da máquina que produz essas pílulas. Use 3 como valor aproximado para π. A redução do volume da pílula, em milímetros cúbicos, após a reprogramação da máquina, será igual a

a) 168.
b) 304.
c) 306.
d) 378.
e) 514.

QUESTÃO 2. (Enem 2020) Uma loja de materiais de construção vende dois tipos de caixas-d’água: tipo A e tipo B. Ambas têm formato cilíndrico e possuem o mesmo volume, e a altura da caixa-d’água do tipo B é igual a 25% da altura da caixa-d’água do tipo A.

Se R denota o raio da caixa-d’água do tipo A, então o raio da caixa-d’água do tipo B é

a) R/2
b) 2R
c) 4R
d) 5R
c) 16R

QUESTÃO 3. (Enem 2020) Um hotel de 3 andares está sendo construído. Cada andar terá 100 quartos. Os quartos serão numerados de 100 a 399 e cada um terá seu número afixado à porta. Cada número será composto por peças individuais, cada uma simbolizando um único algarismo.

Qual a quantidade mínima de peças, simbolizando o algarismo 2, necessárias para identificar o número de todos os quartos?

a) 160
b) 157
c) 130
d) 120
e) 60

QUESTÃO 4. (Enem PPL 2020) A prefeitura de uma cidade está renovando os canteiros de flores de suas praças. Entre as possíveis variedades que poderiam ser plantadas, foram escolhidas cinco: amor-perfeito, cravina, petúnia, margarida e lírio. Em cada um dos canteiros, todos com composições diferentes, serão utilizadas somente três variedades distintas, não importando como elas serão dispostas.

Um funcionário deve determinar os trios de variedades de flores que irão compor cada canteiro. De acordo com o disposto, a quantidade de trios possíveis é dada por

a) 5
b) 5 ∙ 3
c) 5!/(5 − 3)!
d) 5!/(5 − 3)!2!
e) 5!/(5 − 3)!3!

QUESTÃO 5. (Enem Digital 2020) “Por muitos anos, o Brasil tem figurado no cenário mundial entre os maiores produtores e exportadores de soja. Entre os anos de 2010 e 2014, houve uma forte tendência de aumento da produtividade, porém, um aspecto dificultou esse avanço: o alto custo do imposto ao produtor associado ao baixo preço de venda do produto. Em média, um produtor gastava R$ 1 200,00 por hectare plantado, e vendia por R$ 50,00 cada saca de 60 kg. Ciente desses valores, um produtor pode, em certo ano, determinar uma relação do lucro L que obteve em função das sacas de 60 kg vendidas. Suponha que ele plantou 10 hectares de soja em sua propriedade, na qual colheu x sacas de 60 kg e todas as sacas foram vendidas.”

Qual é a expressão que determinou o lucro L em função de x obtido por esse produtor nesse ano?

a) L(x) = 50x – 1200
b) L(x) = 50x – 12000
c) L(x) = 50x + 12000
d) L(x) = 500x – 1200
e) L(x) = 1 200x – 500

GABARITO: 1.E | 2.B | 3.A | 4.E | 5.D.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.