Geral

Saiba quando serão divulgados os locais de prova do Enem 2023

Informações são divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no fim de outubro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Arte: Folha Vitória)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das avaliações mais importantes para estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Este ano, mais de 3,9 pessoas se candidataram para realizar as provas, sendo 73,7 mil no Espírito Santo.

>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória

As provas serão aplicadas em 05 e 12 de novembro. A menos de um mês para o exame, os participantes começam a se preparar. Uma das preocupações é conhecer os locais de prova. Os candidatos precisam consultar os cartões de confirmação.

As informações são divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), normalmente, na última semana de outubro.

LEIA TAMBÉM: Vai fazer o Enem? Saiba o que estudar para se dar bem nas provas

Onde encontrar as informações sobre os locais de prova do Enem?

Os dados sobre o local específico onde você fará o Enem 2023 ficam disponíveis no Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante, no site do Inep.

O cartão, atualizado no fim de outubro, contém detalhes essenciais, como o endereço do local, sala de aplicação e local da prova.

Horário e tempo de prova

O Enem é dividido em dois dias de aplicação, com quatro provas no total. No primeiro dia, as provas são de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação

No segundo dia, as provas são de Ciências da Natureza e Matemática. O horário de início das provas é o mesmo nos dois dias. 

LEIA TAMBÉM: Como são escolhidos os fiscais do Enem? Veja salário para trabalhar no dia da prova

Os portões são abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília. A aplicação das provas tem início das 13h30.

Tempo de prova

Cada dia de prova tem uma duração específica. No primeiro dia, os candidatos têm cinco horas e meia para responder às questões e escrever a redação. No segundo dia, são quatro horas e meia.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.