Geral

Faltou no Enem? Veja consequências e saiba quem pode pedir reaplicação

Enem permite a justificativa da falta em determinadas situações específicas, conforme previstas no edital; saiba mais

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares / Folha Vitória

E chegou ao fim o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Comum em todos os anos, alguns problemas fizeram com que estudantes chegassem atrasados e fossem impedidos de realizar a prova — como aconteceu com a aluna que passou mal em Vitória e precisou ser socorrida por uma ambulância.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Há casos, no entanto, em que é possível pedir a reaplicação do exame. Segundo o professor Paulo Jubilut, o Enem permite a justificativa da falta em determinadas situações específicas, conforme previstas no edital. 

Quem pode pedir a reaplicação do Enem?

São alguns exemplos de justificativas aceitas: assalto, furto, acidente de trânsito, casamento, morte na família, maternidade ou paternidade, privação de liberdade, emergência médica, trabalho e deslocamento a trabalho, e intercâmbio acadêmico.

>> Quer saber tudo sobre o Enem 2023? Clique aqui e faça parte do grupo do Folha Vitória

Contudo, é preciso entender que a justificativa da falta não garante automaticamente a reaplicação da prova. 

Para solicitar a reaplicação, o candidato deve atender aos critérios estabelecidos no edital. Para doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos, o candidato pode pedir a reaplicação“, afirma Jubilut.

Para outras situações, no entanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, avalia individualmente a possibilidade de deferir a participação do candidato na nova aplicação.

LEIA TAMBÉM: Enem 2023: mais de 21 mil faltaram no 1º dia de provas no ES; veja como pedir a reaplicação

É importante destacar que, caso o candidato tenha faltado ao primeiro dia do Enem, ainda era possível fazer o segundo dia de prova, especialmente se o candidato tivesse direito à isenção da taxa de inscrição. Contudo, essa nota servirá apenas como autoavaliação e não poderá ser utilizada em processos seletivos para ingresso no ensino superior.

Se a falta ocorreu no segundo dia de provas, o candidato ainda poderá se inscrever nos programas do Sisu, ProUni e Fies, mas terá uma nota mais baixa devido à realização de apenas um dia de prova. 

Polêmica com distância do local de prova

Este ano, muitos candidatos reclamaram da distância do local de prova. Há relatos de pessoas com mais de 200 quilômetros entre a moradia e o local de aplicação do exame.

LEIA TAMBÉM: Chutar resposta errada no Enem diminui a nota? Saiba o que é TRI e entenda cálculo

O Inep informou que, se o candidato for alocado a mais de 30 quilômetros de sua residência, ele poderá solicitar a nova aplicação. O instituto analisará cada pedido individualmente para determinar a possibilidade de reaplicação.

Como solicitar a reaplicação do Enem?

A solicitação da reaplicação do Enem deve ser realizada na Página do Participante entre 13 e 17 de novembro. 

LEIA TAMBÉM: Enem 2023: confira o gabarito extraoficial das provas do 1º dia

Quando e onde será realizada a reaplicação?

A reaplicação da prova está prevista para ocorrer em 12 e 13 de dezembro. Pela determinação do edital, a distância mínima é de 30 quilômetros entre o local de moradia e o de aplicação.

A definição dos locais só será realizada após a solicitação da reaplicação, que deve ser feita entre 13 e 17 de novembro.

LEIA TAMBÉM: Enem: jovem esquece RG, passa mal e deixa local de prova em ambulância do Samu

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.