São Paulo – A Prefeitura de São Paulo quer requalificar a Avenida Santo Amaro para alterar a lei da Operação Urbana Faria Lima, que reurbanizou a região entre Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, e o Itaim Bibi, na zona sul. Na manhã desta sexta-feira, 18, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que encaminhará em agosto para a Câmara dos Vereadores um projeto para incluir o entorno da avenida na operação. Caso haja aprovação, a Prefeitura, declarou Haddad, poderá aterrar os fios dos postes entre as Avenidas Presidente Juscelino Kubitschek e dos Bandeirantes e alargar as calçadas.
“Não só pela segurança, mas por questões estéticas. É uma avenida muito precarizada”, afirmou o prefeito. Haddad falou sobre a Avenida Santo Amaro após ser questionado em uma coletiva de imprensa sobre um fio de alta tensão que caiu, atingiu um casal e matou uma pessoa na tarde desta quinta-feira, 17, na Rua Vilela, no Tatuapé, na zona leste.
“Posso usar os recursos da operação urbana para revitalizar a avenida no pedaço em que ela é mais precária.” O prefeito disse que tem R$ 400 milhões para usar no trecho, incluindo uma passagem de nível da Avenida Hélio Pellegrino sob a Avenida Santo Amaro.