Geral

Haitianos são abandonados em ilhas de Porto Rico

As duas ilhas inabitadas estão localizadas no Canal de Mona, um estreito marítimo que separa a República Dominicana e Porto Rico

San Juan, Porto Rico – Funcionários do Departamento de Aduanas e Proteção de Fronteiras dos EUA afirmaram que quatro dezenas de imigrantes foram abandonados por traficantes em duas ilhas áridas de Porto Rico nos últimos dias.

O porta-voz do escritório, Jeffrey Quinones, disse que 42 pessoas – 37 do Haiti e 5 de Cuba – foram resgatadas nas ilhas de Mona e Monito. As duas ilhas inabitadas estão localizadas no Canal de Mona, um estreito marítimo que separa a República Dominicana e Porto Rico.

Quinones disse que os migrantes foram levados em custódia pela Patrulha da Fronteira depois que eles foram deixados à própria sorte nas ilhas. Os haitianos são geralmente repatriados enquanto os cubanos que chegam ao território dos EUA podem permanecer no país.

Separadamente, em outro ocorrido, as forças de defesa das ilhas Bahamas informaram que detiveram 76 imigrantes haitianos na cadeia de Exuma. Fonte: Associated Press.