Geral

Hemoes faz campanha para aumentar estoque de sangue durante o Carnaval

A baixa, que se estende aos hemonúcleos em São Mateus, Colatina e Linhares, além da unidade de coleta da Serra, traz problemas para pacientes que precisam de transfusão de sangue

A doação é feita em apenas 40 minutos, mas pode salvar até três vidas Foto: Reprodução

O Carnaval está chegando. E antes que os capixabas possam curtir esse período de folia, o Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), em Vitória, pede aos voluntários que ajudem a reforçar o estoque de sangue. A doação é feita em apenas 40 minutos, mas pode salvar até três vidas.  

Atualmente, a média de doações no Hemoes Vitória é de 50 por dia, metade da habitual. A baixa, que se estende aos hemonúcleos em São Mateus, Colatina e Linhares, além da unidade de coleta da Serra, traz problemas para pacientes que precisam de transfusão de sangue, afirma o diretor-geral do Hemocentro de Vitória, Antônio Peçanha. 

Um dos fatores para isso é o aumento da violência no trânsito nesse período, decorrente do maior número de carros nas estradas. Muitas cirurgias eletivas são desmarcadas para atendimento dos casos de urgência e o tratamento de pacientes crônicos torna-se mais difícil. 

Funcionamento 

O diretor-geral pede que o capixaba não deixe de contribuir com o estoque de sangue no Carnaval e dá uma dica. “Como o processamento do sangue leva até dois dias, pedimos aos voluntários que compareçam até quarta-feira (11). Dessa forma, o sangue ficará pronto para ser usado durante o feriado”, explica. 

Mas de qualquer forma o Hemocentro estará de portas abertas durante o sábado (14), retornando com os atendimentos na quinta-feira (19). A hemorrede é responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais do Espírito Santo.  

Quem pode doar 

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.  

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. 

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. 

Onde doar sangue 

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) 
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30. 

Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07 às 15h30.  

Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30. 

Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30. 

Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.