Geral

Hemoes funciona em Vitória e Colatina durante Semana Santa

O Hemoes funciona em rede e uma bolsa de sangue coletada em Vitóriaou em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, pode salvar a vida de pessoas de outras localidades

Atualmente o estoque do Hemocentro estadual está baixo Foto: Folha Vitória

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) programou um rodízio para atender à população neste feriado prolongado de Semana Santa e conta com o apoio das pessoas. As unidades que vão funcionar são as localizadas em Vitória e Colatina.  

A unidade de Colatina funciona, nesta quinta-feira (13), das 7 às 13 horas, tem cadastramento de doadores até o meio-dia. Depois retoma as atividades na segunda-feira (17). Já a unidade de Vitória funcionará, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), das 7 às 19h, com cadastro até às 18h e no sábado (15), das 7 às 18h, com cadastramento até às 17h.

A diretora-geral do Hemoes, Sibia Marcondes, diz que a coleta de sangue é um serviço essencial, pois as bolsas de sangue coletadas são usadas para salvar vidas. Ela pede o apoio da população e ressalta que a ajuda será ainda mais importante neste momento, pois o estoque do hemocentro estadual está baixo.

“Nos últimos tempos, o número de bolsas coletadas tem caído por causa da vacinação contra febre amarela, que impede a doação de sangue por 30 dias. Muitas pessoas ainda estão sendo vacinadas e outras ainda estão com menos de 30 dias de vacinadas”, comentou a diretora. 

Sibia esclarece que o Hemoes funciona em rede. Assim, uma bolsa de sangue coletada em Vitória, na Região Metropolitana, ou em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, pode salvar a vida de pessoas que estão sendo atendidas em serviços de saúde de outras regiões. 

Quem pode doar 

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação. 

Endereços do Hemoes 

Hemoes de Vitória 
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. 

Hemocentro de Colatina 
Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro.