Geral

Homem com esquizofrenia foge de hospital de Vila Velha e pai pede ajuda para encontrá-lo

William Telemos Teodoro, de 34 anos, é diagnosticado com esquizofrenia e fugiu do hospital Antônio Bezerra de Faria, onde estava internado desde o sábado (15)

Foto: arquivo pessoal

Um pai está desesperado em busca do filho que fugiu do Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, na madrugada do último domingo (16). O rapaz desaparecido é William Telemos Teodoro, de 34 anos. Ele é diagnosticado com esquizofrenia e foi internado após ter um surto, quando estava em casa, em Guarapari.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Nesta segunda-feira (17), o pai, Valdir Teodoro e a vizinha, Leidiane Pereira, estavam passando por terminais na Grande Vitória em busca do rapaz.

Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, Leidiane explicou que tudo começou na última sexta-feira (15). Durante um surto, William teria pulado do segundo andar da casa em que mora, em Guarapari. Com isso, o rapaz ficou com alguns ferimentos e o pai decidiu levá-lo à UPA de Guarapari.

Após ser atendido no local, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, durante a madrugada do sábado (15).

No local, ele ficou internado na companhia do pai durante todo o dia, mas segundo a vizinha, ao anoitecer, o pai do rapaz precisou voltar para casa e buscar os remédios do filho e algumas roupas.

“O pai pediu para a enfermeira e para os guardas olharem o filho dele enquanto ele ia em Guarapari pegar remédios e roupas para o William, mas ele não conseguiu voltar no mesmo dia”, explicou.

Foto: arquivo pessoal

De acordo com Leidiane, o filho de Valdir toma sete remédios todos os dias, sendo deste total, seis comprimidos e uma injeção.

Na manhã do domingo (16), Valdir Teodoro retorna ao Hospital Antônio Bezerra de Faria, mas, ao entrar no quarto, ele não encontrou mais o filho. 

Preocupado com o que poderia ter acontecido, o homem questionou as enfermeiras, a equipe de segurança e até mesmo a ouvidoria do hospital sobre o paradeiro do filho.

Para Valdir, o hospital informou que William fugiu por volta das 4h do domingo. Sobre o fato do rapaz ter fugido, o hospital informou ao idoso que não se responsabiliza por vigiar pacientes.

No hospital, William estava com uma cirurgia marcada e que aconteceria nesta terça-feira (18). Até a tarde desta segunda (17), William Telemos Teodoro continua desaparecido e a família segue em busca do rapaz.

O que diz a Secretaria de Saúde?

Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesa) informou que o Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF) lamenta o ocorrido e informa que realizou Boletim de Ocorrência sobre o fato e abriu sindicância para apurar internamente as condições que levaram a evasão do paciente. 

A Sesa também afirmou que William Telemos Teodoro deu entrada na unidade no dia 14 de outubro, apresentando lesão na mão e fratura no punho direito. Ele estava recebendo a assistência necessária ao caso, tendo cirurgia agendada. Equipes da unidade estão em contato com a família.