Um homem de 54 anos precisou ser transportado por um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) após cair no rio Santa Maria da Vitória, em Santa Leopoldina, região Serrana do Espírito Santo, na tarde desta quinta-feira (9).
Segundo o Notaer, militares do Corpo de Bombeiros mergulharam no rio e resgataram a vítima. No local, os bombeiros realizaram a reanimação cardiopulmonar por cerca de 20 minutos no paciente e o levaram para o Hospital Evangélico do município.
LEIA TAMBÉM:
>> Rio transborda e deixa Santa Leopoldina debaixo d’água
>> Carro capota e deixa feridos na Rodovia do Sol, em Vila Velha
>> Água com lama: Cesan suspende abastecimento em bairros de 5 municípios do ES
Logo depois, o Notaer foi acionado para o transporte do homem para o Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória.
O município é um dos mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região na noite de quarta-feira (8) e madrugada desta quinta-feira (9).
O rio Santa Maria da Vitória já atingiu a cota de inundação na sede da cidade. Algumas residências foram invadidas pela água.
Vídeos enviados ao jornalismo da Rede Vitória mostram a situação crítica no Centro, que foi tomado pela água. Desde o fim de semana, os municípios capixabas sofrem com as fortes chuvas.
De acordo com o prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha, algumas vias da cidade estão totalmente bloqueadas pela água.
“O Centro da cidade está alagado desde o início da manhã. Teve uma chuva muito forte de 2h em diante. O nível do rio subiu muito rápido, chegando a sete metros, alagando o acesso ao bairro Vila Nova, a aérea central e a entrada da cidade pelo bairro Olaria”, explicou em entrevista ao ES No Ar, da TV Vitória/Record.
O coordenador da Defesa Civil do município, Wagner Ponciano, informou que o afogamento foi um acidente e não teve relação com as chuvas ou com a cheia do rio.
“Ele foi encaminhado para o hospital evangélico de santa leopoldina, posteriormente o corpo de bombeiros acionou o Notaer Foi um acidente. Não tem relação com as chuvas e a cheia do rio, não foi durante uma enxurrada que ele foi carregado até o rio”, disse.