Geral

Homem tem mão reimplantada após sofrer a amputação durante briga em Santa Catarina

A vítima contou a equipe médica, que graças aos aprendizados que adquiriu assistindo séries de TV, ele conseguiu preservar o membro até a realização da cirurgia

Foto: Divulgação/Hospital Santo Antônio

Um homem de 40 anos, que não teve a identidade revelada, teve a mão esquerda reimplantada depois de sofrer a amputação durante uma briga, há algumas semanas, em Blumenau, Santa Catarina. A briga teria acontecido por causa de ciúmes. De acordo com o Portal UOL, mesmo ferido, o homem recuperou a mão que estava no chão e o guardou dentro de uma sacola com gelo. Ele ainda teria dito à equipe médica, que aprendeu o procedimento assistindo seriados de TV.

“Sempre gostei de ver séries sobre hospitais e quando ocorreu o crime, tive muita cautela e não entrei em desespero. Literalmente posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante, pois quando todos da minha família estavam desesperados, eu consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois no gelo”, contou a vítima.

O Hospital que atendeu o homem, contou ao Portal UOL, que foram duas horas entre a amputação e o procedimento cirúrgico. Além dos ossos, os médicos também recuperaram duas artérias, cinco veias, 24 tendões e três nervosos. A cirurgia demorou seis horas.

“O pronto atendimento e os cuidados tomados pelo próprio paciente com o membro dele foram determinantes para o sucesso do reimplante. Ele teve alta dia 21 de outubro e a evolução da cirurgia está se mostrando favorável”, disse o médico Gustavo Schweigert, que participou do procedimento.

O caso que acabou deixando o homem ferido segue em investigação pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau.