Com o aumento na procura de atendimento médico por conta da nova onda da covid-19 e da epidemia de gripe, a procura de atendimento médico cresceu na Grande Vitória.
Para tentar melhorar o atendimento à população, Vila Velha decidiu ampliar o horário de funcionamento de mais quatro unidades de saúde. As unidades de Jaburuna, Jardim Colorado, Jardim Marilândia e Barra do Jucu, que antes funcionavam até as 17h, agora passaram a atender até as 19h.
Outras nove unidades já funcionam com horário ampliado. São elas: Terra Vermelha até as 22h; Araçás, Barramares, Ibes, Coqueiral de Itaparica e Vila Nova até as 21h; Ataíde, São Torquato e Vila Batista até as 19h. As demais unidades de saúde do município funcionam até às 17h.
O município canela-verde possui 20 unidades de saúde. Nelas, os moradores podem realizar consultas médicas, de enfermagem, administração de medicamentos, aferições de pressão arterial e glicemia, vacinação, coleta de exames laboratoriais, testagens para covid-19 e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite e HIV.
Para a secretária de Saúde do município, Cátia Lisboa, a medida deve ajudar a melhorar o atendimento a população.
“Estamos sempre atentos às necessidades da população de Vila Velha, especialmente nas unidades de saúde. As unidades que funcionam em horário estendido atendem boa parte dos moradores, contribuindo para os atendimentos em tempo oportuno, em ambiente adequado, sem necessidade de esperas no local. Continuaremos trabalhando com foco no respeito e nas demandas da nossa sociedade”, explica Cátia.
O objetivo dos serviços, segundo a prefeitura, é atender, em média, 80% dos problemas de saúde da população de Vila Velha, sem que haja necessidade de encaminhamento para outros locais, além de descentralizar o atendimento, ofertando os serviços de saúde em locais mais próximos das residências dos moradores.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Covid e gripe: procura em hospitais, PAs e postos de saúde seguem lotados
>> Homem destrói unidade de saúde e ameaça funcionários de morte em Vila Velha