
Após adiamentos e discussões sobre a melhor data, o horário brasileiro de verão passou a vigorar à meia-noite deste domingo (04) no Espírito Santo e em outros nove estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.
Até o terceiro domingo de fevereiro de 2019, dia 17, este será o horário em vigor. Nesta data, os relógios voltam ao horário normal, alinhado com os outros estados brasileiros que seguem o fuso horário de Brasília.
O horário de verão foi adotado em 1931 como medida estratégica para economizar energia. Na época, o pico de consumo era entre 18h e 21 horas. Um estudo recente do Ministério de Minas e Energia apontou que a mudança no horário não representa mais a mesma eficiência, pois houve uma mudança no comportamento brasileiro e, consequentemente, no consumo.
Neste ano, o período do horário de verão será de apenas 104 dias, duração menor em relação ao ano passado, quando houve 21 dias a mais do horário. A alteração ocorreu após a solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido o segundo turno das Eleições 2018.