Já pensou em ter uma horta com produtos orgânicos dentro do condomínio? Na Praia da Costa, em Vila Velha, moradores de um prédio mostraram que é possível aplicar a sustentabilidade dentro de um pequeno espaço.
Além de oferecer produtos naturais, a horta compartilhada aproxima os moradores e serve de interação para as crianças, que auxiliam nos cuidados desde o plantio à colheita.
Temperos, hortaliças e verduras serão colhidos pela primeira vez no próximo sábado (8). Segundo a síndica do condomínio, Valéria Diogo, os moradores, que ao todo somam 100 famílias, terão a liberdade de descer para colher.
Para a síndica, a ideia deu tão certo que eles já planejam uma ampliação.
“O espaço não era muito utilizado e um vizinho, apaixonado por plantas, sempre me pedia para aproveitar o local com uma horta. São quatro canteiros, com temperos, hortaliças e verduras. Nós vamos ampliar com mais dois canteiros, pois estamos com muitas mudas e não queremos desperdiçá-las”, conta.
Ainda de acordo com Valéria, os gastos com a criação da horta foram mínimos, pois estão inclusos nas despesas da jardinagem.
“A despesa da horta faz parte do jardim. Compramos terra e semente, mas são itens baratos. Além disso, recebemos doações dos condôminos de mudas de boldo e pimenteira, por exemplo. Os moradores ajudam na manutenção, auxiliando o jardineiro. Já as crianças começaram a participar agora com o plantio de sementes”.