O único hospital referência em urgência e emergência no Sul do Estado e que atende cerca de 320 pacientes vítimas de acidentes por mês, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro vai continuar mantendo os serviços essenciais para a população que precisar de atendimento durante os feriados do fim do ano.
É importante ressaltar que o perfil de atendimento da Santa Casa é para casos de urgências, como por exemplo acidentes de trânsito, fraturas ocasionadas por quedas, traumatismo crânio encefálico (TCE), vítimas de violência por arma de fogo e arma branca, queimadura ou outros traumas graves que coloquem em risco a vida do paciente.
Os casos de atendimento ambulatorial pelo SUS devem ser realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Nesse período de festas de fim de ano, o número de motoristas nas estradas aumenta. E, consequentemente, há um aumento nos acidentes de trânsito.
Por isso, uma importante recomendação para quem vai viajar de carro ou moto é redobrar a atenção e respeitar as leis de trânsito, já que a maioria dos casos de acidentes que chegam ao hospital são ocasionados por imprudência de motoristas e motociclistas.
Fique atento!
– Caso você tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, nunca assuma a direção do veículo. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi. Outra boa opção é nomear, entre os integrantes de sua turma ou família, o “amigo da vez”, e o escolhido não poderá beber para conduzir todos em segurança.
– Se for viajar, certifique-se que o seu veículo está em boas condições.
– Respeite sempre a velocidade da via e a sinalização.
– Não dirija se sentir cansaço ou sono.
– Motorista e passageiros devem usar o cinto de segurança e as crianças colocadas em cadeirinhas ou assentos de elevação.
– Motoristas estejam atentos aos pedestres. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas, o risco de atropelamento aumenta.
– Pedestres, prestem atenção no trânsito e procurem atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre.
– Motociclistas não devem deixar de usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.
– Não fale ao celular ou envie mensagens enquanto estiver ao volante;