Geral

Hospital do Norte do Estado troca corpos e ex-vereador é enterrado por outra família

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os servidores envolvidos no erro

Foto: Kaio Henrique

Se não bastasse o drama de perder um parente por conta do coronavírus, algumas famílias do Espírito Santo passaram por uma situação, no mínimo, desgastante. É o caso dos familiares de Marcos Jacome, de 64 anos, ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Nova Venécia. Ele morreu na manhã dessa segunda-feira (29) e teve o corpo trocado no necrotério do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

Foto: Divulgação
Ex-vereador Marcos Jacome

A família de Marcos só descobriu a troca quando a funerária contratada por eles chegou ao hospital e não encontrou o corpo. Lá, eles foram informados que Marcos foi levado para a cidade de Boa Esperança, a pedido de outra família.

Por nota, a Secretaria de Estado de Saúde disse que a direção do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) pede desculpas, lamenta o ocorrido e esclarece que houve um erro no momento da retirada de um corpo do necrotério do hospital.

Segundo a Sesa, o corpo de Marcos de Lima Jacome, que veio a óbito às 6h20 desta segunda-feira (29), foi retirado no lugar do corpo de Rosicléia Moreira dos Santos Oliveira, que faleceu nesse domingo (28). De acordo com o comunicado, o erro foi identificado e o corpo será encaminhado para a família de origem.

A direção do hospital disse também que está apurando as causas do fato e está dando o suporte necessário aos familiares. A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que abrirá Processo Administrativo Disciplinar para apurar e responsabilizar os servidores envolvidos nesse erro.

Caso semelhante aconteceu também na Serra

O hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, trocou os corpos de duas vítimas de Covid-19, e uma delas precisou ser exumada no último sábado. 

Elizabeth Conceição, de 52 anos, que estava internada há algumas semanas, acabou não resistindo à covid-19 e morreu na última quinta-feira (25). 

Depois de receber a informação da morte, a família ainda teve que lidar com o drama de saber que o corpo da vítima havia sido trocado e enterrado no lugar de uma outra pessoa

* Com informações da TV Vitória / Record TV