Nos cuidados médicos esses avanços hoje fazem toda a diferença para tornar os diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais precisos e intervenções menos invasivas.
E a boa notícia é que muitas dessas inovações também estão ao alcance da população no Hospital Santa Rita, em Vitória. Reconhecido por ser referência no tratamento de câncer, o Santa Rita conta com um moderno parque tecnológico para atender as mais diversas especialidades médicas, inclusive as não oncológicas.
Conheça mais sobre as tecnologias que fazem do Santa Rita o hospital mais moderno do Estado, inclusive a máquina que está revolucionando o diagnóstico precoce do câncer.
Robôs Cirurgiões
Cenas de robôs operando humanos deixaram os cinemas e passaram a fazer parte da nossa realidade. Com mais precisão, controle e maior acessibilidade em áreas complexas, a robótica possibilita cirurgias menos invasivas com taxas de complicações reduzidas, reduzindo a fadiga física dos cirurgiões em procedimentos longos e complexos.
Com equipamentos de ponta, o Santa Rita é pioneiro no uso da medicina robótica no Espírito Santo, utilizando dois robôs cirurgiões de última geração em seus procedimentos.
O Da Vinci Xi é um deles, utilizado em várias especialidades médicas, como urologia, ginecologia, cirurgia geral e torácica. Com quatro braços robóticos, que são manipulados pelo médico cirurgião por um controle, o robô filtra qualquer tipo de tremor natural do ser humano com uma amplitude ainda maior do que a capacidade da mão humana.
Já o Zeiss KINEVO 900 é o melhor e mais moderno microscópio usado em cirurgias do sistema nervoso do mundo e o Santa Rita foi o primeiro hospital do Brasil a oferecer essa tecnologia, se equiparando aos melhores centros de neurocirurgia dos Estados Unidos e da Europa.
Tomografia computadorizada com Inteligência Artificial (IA)
Exames desempenham um papel crucial em várias etapas do processo de cuidado: na prevenção de doenças, diagnóstico precoce, na avaliação da resposta ao tratamento e tomada de decisão clínica. E nesse sentido, as máquinas para os exames de tomografia do Hospital Santa Rita oferecem os melhores resultados, pois são as mais modernas do Espírito Santo.
São duas máquinas que utilizam IA em em Deep Learning, a Aquilion Lightning SP e Aquilion Lightning SP Smart Ed. Elas são capazes de reproduzir imagens com maior nitidez, resolução e alta sensibilidade, são mais rápidas, 11% maiores que os tomógrafos convencionais, permitem que pacientes com próteses metálicas possam ser submetidos aos exames e também emitem doses de radiação mais baixas.
Primeiro PET-CT disponível no SUS revoluciona diagnóstico precoce do câncer no ES
A suspeita de um câncer é um momento delicado que pode ser conduzido de maneira mais confiante diante de respostas claras e precisas. O exame PET-CT é uma técnica revolucionária de diagnóstico por imagem, que permite avaliar o metabolismo e a anatomia do corpo do paciente, sendo muito útil no diagnóstico precoce de câncer e de doenças neurológicas.
Ele detecta até os menores tumores, localizando com exatidão áreas de atividade anormal no corpo, o que é fundamental para identificar a doença em estágios
iniciais. Ele também ajuda no monitoramento da resposta ao tratamento, oferecendo aos médicos a oportunidade de definir o tratamento mais adequado de forma rápida, aumentando as chances de sucesso e garantindo que o paciente receba o cuidado necessário o quanto antes.
E pela primeira vez essa tecnologia que promete revolucionar o diagnóstico de câncer estará disponível para a população através do Sistema Único de Saúde, no
Hospital Santa Rita. Adquirido em parceria com o Ministério da Saúde, a previsão é de que o equipamento comece a funcionar em janeiro de 2025.
Uma ótima notícia para a sociedade que pode contar com os maiores avanços de uma medicina mais segura, eficaz e personalizada no Hospital Santa Rita.