O Hospital Universitário Cassiano Antônio Morares (Hucam), em Vitória, suspendeu as consultas, exames e cirurgias eletivas, aquelas que não são de urgência e emergência. A suspensão foi anunciada nesta sexta-feira (20), como medida preventiva ao contágio da Covid-19.
Os procedimentos serão reagendados. Segundo o Hucam, a previsão é que as novas datas para consultas sejam marcadas para agosto em diante.
A suspensão atende as restrições colocadas pela Secretária Estadual de Saúde (Sesa), e tem como objetivo evitar a transmissão cruzada de doenças. Além disso, permite que os profissionais da área de saúde da unidade se resguardem para possíveis emergências de enfrentamento do Novo Coronavírus.
De acordo com o Superintendência do Hucam, as exceções serão avaliadas individualmente, por meio do telefone e, a partir da próxima segunda-feira (23), dúvidas poderão ser solucionadas no site do hospital.
Comitê de enfrentamento e restrição a visitas
A suspensão, dentre outras medidas, foram tomadas pelo Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19, formado por especialistas da área de saúde e de gestores do hospital para o acompanhamento em tempo real da evolução epidemiológica do Novo Coronavírus.
De acordo com o Human, o grupo se reúne desde janeiro para discutir ações de prevenção, e tem como base as orientações do Ministério da Saúde, das Secretarias Estadual e Municipal.
As visitas aos pacientes internados também foram suspensas, como orientou o governo do Espírito Santo, por meio da Sesa.