
Nos dias 3 e 4 de dezembro acontece no auditório da faculdade Pitágoras, o I Seminário de Aquicultura e Pesca de Guarapari. O evento promoverá palestras e aulas de campo com objetivo de motivar as cadeias produtivas da área. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por telefone ou por email.
Segundo a secretária de meio ambiente e agricultura do município, Thereza Christina Hassen, o maior objetivo é organizar e intensificar a produção que já existe em Guarapari, além de gerar emprego e renda nesse setor. “A gente viu a necessidade de promover esse seminário quando notamos que Guarapari precisava intensificar esse setor. Guarapari tem uma extensão maravilhosa para a produção de peixes e moluscos”, explicou.
No ato da inscrição, os empreendedores, pescadores ou produtores rurais que queiram participar devem escolher entre os temas “Piscicultura e carcinicultura de água doce” ou “Piscicultura marinha e Malacocultura”. Thereza informou que a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade da pessoa.
Além das palestras também haverá a parte prática quando os participantes visitarão a Estação Experimental Propescado em Rio Grande e a fazenda marinha que tem a supervisão da Associação de Maricultores de Guarapari (Ama), que fica localizada na Praia da Cerca.
Thereza explicou que o seminário também tem o objetivo de atrair consumidores favorecendo os produtores naturais. “As vieiras que são consumidas em Guarapari vêm de Santa Catarina, é importante valorizar o que temos aqui, porque esses setores estavam esquecidos”, destacou.
A realização do seminário é uma parceria entre a prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semag), a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) e os Ifes de Piúma e Alegre.
Telefone e email para inscrição: 3261-7708 ou [email protected]
Confira a programação:
03/12
Texto: Sara de Oliveira