Geral

ICORES organiza oficina de pintura para crianças superdotadas

Evento acontece na próxima quarta-feira (18) e pretende explorar as habilidades de crianças com alta performance

Foto: Icores/Divulgação

O Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES) vai ministrar uma oficina de pintura especial para crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação nesta quarta-feira (18).

Com o tema “Celebrando a inclusão”, a oficina acontece às 14h30 e se estende até às 17h, na Praça Aníbal Antero Martins, em Jardim da Penha, Vitória.

O público-alvo da oficina são crianças e adolescentes que participam do Projeto Porão a Sonhar, coordenado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, da rede pública de Vitória. 

A oficina é parte do Projeto Arte por Toda Parte, que conta com aulas de pintura e traz inclusão por meio de palestras e rodas de conversa sobre direitos e garantias individuais. O objetivo do projeto, segundo o ICORES, é desenvolver cidadania através da arte. 

>> Quer receber notícias 100% gratuitas? Participe da comunidade de Política no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os desenhos e pinturas produzidos pelas crianças e adolescentes na oficina serão expostos em breve no Shopping Vitória, na mostra alusiva à 14ª Cow Parade Brasil, da qual o ICORES participou com uma escultura assinada pela ilustradora Thais Cordeiro.

Porão a Sonhar

O projeto Porão A Sonhar é desenvolvido desde 2015 no Emef Álvaro de Castro Mattos, e a intenção é estimular o intelecto de crianças com altas habilidades para o aprendizado, em diferentes campos do saber. 

De acordo com a presidente do ICORES, Zuleica Faria, o potencial intelectual das crianças surpreende, principalmente pelas diversas áreas de conhecimento exploradas pelos pequenos. 

“Dentro do projeto temos alunos pesquisadores, que já escreveram livros, com talento para desafios matemáticos, dança, teatro, artes plásticas, música. Parece que estamos num livro de ficção científica, tamanho os dons que percebemos ali”, disse. 

Superdotação

E muitas pessoas ainda se perguntam, o que afinal determina a superdotação ou alta performance? E como identificar uma criança com este talento? Existem alguns traços bastante significativos para a identificação. 

De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), alunos com altas habilidades e superdotação apresentam algumas características em comum, como aprender rápido e com facilidade e pensar de forma incomum para resolver problemas.

Acontece que algumas pessoas, especialmente crianças, podem ter algumas dificuldades para socializar, razão que torna importante o trabalho com estas pessoas. 

“As crianças superdotadas precisam ser atendidas nas suas habilidades, para que as mesmas sejam identificadas e desenvolvidas”, afirma Zuleica Faria. “São crianças que não têm tolerância para o fracasso e que exigem demais de si mesmas e, consequentemente, sofrem com isso. Precisam estar nesse universo da inclusão”, completa”.

Leia Também: Vídeo mostra navio polar que será construído no ES, o primeiro do país