A ciclista Neuzi Braga Rosa, de 67 anos, que foi atingida por um ônibus do Transcol na última quarta-feira (29), não resistiu aos ferimentos e morreu em um hospital de Vila Velha na quinta-feira (30). Ela foi atropelada enquanto seguia pela Avenida Jerônimo Monteiro, no bairro Ataíde.
Segundo familiares, após o acidente, a idosa bateu com a cabeça no meio-fio. Ela chegou a ser socorrida com vida para um hospital em estado grave. Ela ficou internada até a noite de quinta-feira, quando os médicos confirmaram a morte.
Apesar da saudade, o sentimento que a neta da vítima Ranielly Braga guarda é de gratidão e boas lembranças da avó. “Eu perdi meu chão. Minha avó não era só minha avó. Ela me pegou para criar quando eu ainda estava na barriga da minha mãe. Foram 21 anos, literalmente, com a minha avó”, diz.
Ranielly conta que aprendeu a andar de bicicleta com a avó e que ela era cuidadosa. Neuzi completaria 68 anos na semana que vem. “Quando eu ia à praia ela me buscava, a gente voltava junto… Ela me ensinou a andar de bicicleta descendo e subindo esses morros”, fala a neta.
A família reclama que até o momento não recebeu apoio da empresa responsável pelo coletivo, mas afirma que o motorista foi solidário e acompanhou a idosa no hospital. “Ele estava lá comigo até a hora do resultado dos exames, quando ela foi transferida, no mesmo dia, para o Hospital São Lucas. Ele estava totalmente desolado, sem saber o que fazer”, revela Ranielly.
O que diz o GVBus
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) informou que a empresa responsável pelo coletivo tentou contato com a família pelos dois números de telefone que conseguiu, porém, não obteve sucesso.
A empresa informou ainda que, por meio de sua seguradora, esteve no hospital acompanhando o estado de saúde da vítima e que deixou os contatos para que a família entrasse em contato, o que não aconteceu até o momento. A empresa reitera que continua tentando falar com os familiares e que está à disposição.
Além disso, o GVBus acrescentou que a empresa responsável pelo ônibus está avaliando o caso para decidir o que acontecerá com o funcionário. Por hora, ele está afastado.
O acidente
Um vídeo flagrou o momento do acidente. As imagens mostram a ciclista seguindo pela avenida a alguns centímetros da calçada. Segundos depois, um ônibus passa pelo local e atinge a vítima com a parte lateral do coletivo.
De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista do ônibus disse que estava realizado a rota do veículo no bairro, quando a ciclista colidiu contra o coletivo. O condutor disse também que a vítima havia sido socorrida por uma ambulância do Samu, que passava pelo local.
Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) lamentou o ocorrido e informou que possui um treinamento para motoristas novos e reciclagem para os condutores que já estão nas ruas.
O corpo da idosa será velado neste sábado (1º), às 10h, no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.