Um vislumbre de alívio e esperança. São os sentimentos das famílias e de pessoas de terceira idade que estão recebendo a vacina contra a covid-19. A imunização, antes restrita a profissionais de saúde e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILP), como asilos e casas de repouso, foi ampliada para pessoas com mais de 90 anos, em geral, desde a última quinta-feira (04) em todo o Espírito Santo, num público estimado em 20 mil pessoas.
O casal Octávio Rego, de 98 anos, e Lídia Trabach, de 94 anos, foi vacinado nesta sexta-feira (05), na própria casa, em Viana Sede. Juntos há 70 anos, eles sofreram com as restrições impostas pela pandemia no ano passado. “Papai é muito comunicativo, adora contar histórias, ele é muito conhecido aqui no bairro. Ele e mamãe tiveram que fazer isolamento social e isso pesou muito”, relembra a filha Hilda Penha Rego, 66. Além do isolamento, as visitas dos outros seis filhos, 12 netos e duas bisnetas tiveram que ser restritas. Todos de máscara e com pouco tempo de permanência.
Hilda, que é cuidadora de idosos, diz que seus pais estão contentes com a vacina. “A gente nem acreditou quando telefonaram do posto de saúde dizendo que a vacina da covid estava chegando”, comentou. A expectativa é que, com a aplicação da segunda dose, em março, a vida comece a entrar nos eixos. Viana vai vacinar os 226 idosos em domicílio.
A aposentada Leonídia de Oliveira, a dona Nila de 100 anos, foi vacinada na unidade de saúde do bairro São Diogo, na Serra. Ela estava ansiosa pelo imunizante já que fez um rígido isolamento social com o filho, o jornalista Jair Oliveira, 56 anos. “Passamos todo o ano passado dentro de casa. Eu trabalhava online e não quis arriscar já que ela é de idade avançada. Ela sentiu muito pois não pôde mais abraçar meus irmãos, netos, sobrinhos e afilhados. Com a vacina, a gente espera por dias melhores”, resumiu, lembrando que a centenária poderá dar os seus passeios além do quintal onde mora. “Mamãe sempre gostou de passear pelo bairro, fazer compras. Estando protegida contra coronavírus, poderá voltar à rotina”, planeja. A Serra recebeu 1353 doses da vacina destinadas a este público.
Morador do bairro Consolação, na capital, Nelson de Oliveira Santos, 90 anos, está mais aliviado após receber a primeira dose. “Mas ficarei mais feliz quando vacinarem todos os meus filhos e netos”, afirmou. Ele se manteve em casa durante todo o ano de 2020, mantendo isolamento social e teve que se abster de abraçar os netos. “Com a vacina vem a esperança para a gente voltar à nossa vida normal. Não vamos dar assunto a quem fala mal ou não acredita na vacina. Devemos confiar nos médicos e nos profissionais da saúde”, resumiu. Ele recebeu a vacina num ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória. Vitória espera vacinar 2.057 idosos acima de 90 anos.
A dona de casa Cecília Campanharo, 93 anos, mora em Santa Mônica, em Vila Velha e está ansiosa pela vacina. A família já a cadastrou no agendamento online da prefeitura. Ela reclama que desde o início da pandemia teve que suspender os abraços e carinhos dos filhos e netos, além de não pode mais sair de casa. O aniversário da nonagenária foi comemorado com todo mundo à distância. “Tem gente que acha que não convém. Eu não. Tudo o que for necessário eu vou fazer”, informa, dando um chega pra lá em boatos e fake news ligados à antivacina. Vila Velha recebeu um contingente de 2270 doses.
Esquema de vacinação para idosos acima de 90 anos nos municípios
Vitória
Agendamento online deve ser feito pelo site www.agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. A vacinação dos idosos acima dos 90 anos será feita em domicílio para os acamados ou restritos ao leito. Para os demais, o agendamento será on-line e a vacinação disponível nas unidades de saúde da Praia do Suá, Maruípe, Vitória, Santo Antônio, Conquista, no Centro de Celebração em Jardim Camburi e na igreja batista, em Jardim da Penha.
Vila Velha
Se o idoso for restrito de locomoção e/ou acamado, a vacinação será realizada em domicílio, sem desperdício de doses, para isso, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde de referência. Para os idosos que conseguem ser conduzidos por seus familiares para os serviços de saúde, a imunização se dará através do agendamento on-line disponível no site da PMVV.
Cariacica
O agendamento também é online e pode ser feito na página da Prefeitura de Cariacica. As doses serão aplicadas nas unidades de saúde de referência, durante a semana, entre 8h e 16h30. No site haverá um espaço para informar se o idoso é acamado. Nesse caso, as Esquipes de Estratégia de Saúde da Família ou uma equipe volante cuidarão de aplicar a vacina na residência do morador.
Serra
Acamados serão vacinados em casa. Idosos com 90 anos ou mais não acamados serão vacinados nas seis Unidades Regionais de Saúde do município. O sistema de agendamento on-line está em fase final de testes.
Viana
Equipes de agentes de saúde irão às casas dos idosos e vacinarão em domicílio. Segundo a prefeitura, todos os idosos dessa faixa etária já foram cadastrados.