Geral

Idosos, deficientes e autistas não vão pagar estacionamento rotativo em Vitória

Projeto de lei é de autoria da prefeitura e foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (20)

Foto: Divulgação

Idosos, pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista terão gratuidade em vagas dos estacionamentos rotativos em Vitória. O projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (20). O texto é de autoria da prefeitura.

Os beneficiários da isenção do pagamento deverão possuir nos automóveis um cartão de identificação. Com isso, poderão usar as vagas até três horas por dia. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, a isenção também é concedida a todos os motoristas que usarem o rotativo pelos primeiros 10 minutos. A partir desse tempo, o uso da vaga será cobrada.

Atualmente, Vitória possui 5.592 vagas de rotativo disponíveis, sendo 271 vagas para idosos e 148 para deficientes. 

O projeto de lei agora segue para a sanção do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

Lei se aplica aos residentes de Vitória 

Para ter direito à isenção, o interessado deve ser residente em Vitória, cadastrado na Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, e deixar a Credencial de Estacionamento Especial em local visível no carro.

Também é destacado no projeto que, no caso de autistas, é necessária a comprovação da condição pela apresentação de laudo médico.

Medida atende solicitação da população 

Ao enviar o projeto de lei para a Câmara, no dia 13 de setembro, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a medida atendia a uma solicitação da população, que passará a usar o estacionamento com tempo fracionado de maneira mais justa, com tranquilidade e valorizando a equidade com público que possui particularidades que devem ser consideradas.

“De uma maneira ou de outra todos se beneficiam. Nós tivemos a preocupação de alinhar a medida com a empresa que administra o serviço justamente como forma de melhoria de sua qualidade. Buscamos garantias práticas e legais para que o usuário esteja ainda mais estimulado a transitar pela nossa cidade”, destacou o prefeito.

LEIA TAMBÉM: Novo aplicativo reúne canais de denúncias de violência contra crianças e adolescentes no ES

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória