Geral

IFTP 2024: Alunos do Ifes representam o Brasil em grande final na França

Manuela, Daniel, Larissa e Gabriel irão desembarcar em território francês para competir contra estudantes de todo o mundo entre 16 e 18 de abril; saiba tudo

Foto: Divulgação/IFES – Cariacica

Manuela, Daniel, Larissa e Gabriel precisaram criar um projeto do zero para competir no IFTP 2024.

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) irão representar o Brasil na grande final do Invent For The Planet (IFTP) 2024, entre 16 e 18 de abril, em Aix-en-Provence, na França.

Vento Luz, a equipe brasileira que participa da competição, é composta por quatro alunos dos três cursos de graduação do Campus Cariacica, são eles:

• Economia: Gabriel Costa AlmeidaLarissa Rocha Rosa
• Engenharia de Produção: Manuela Acco de Barros
Física: Daniel Cipriano Basilio

O IFTP, além de uma competição, é uma jornada para a criatividade e inovação, que teve uma das etapas sediada pelo Campus Cariacica entre 16 e 18 de fevereiro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os estudantes tiveram a missão de criar projetos multidisciplinares com o poder de transformar o mundo. Os quatro escolhidos se sobressaíram durante a disputa e ganharam a chance de representar o Brasil e o Espírito Santo na grande final.

“No Ifes, foram seis equipes competindo entre si, das quais uma sagrou-se vencedora, escolhida por jurados do Brasil”, disse o professor e coordenador do Invent for The Planet no Ifes, Guilherme Guilhermino Neto.

De acordo com o coordenador do IFTP, foi a partir de uma parceria com a Texas A&M University, que a unidade capixaba teve a honra de ter sido um dos institutos ao redor do mundo que sediaram a competição.

“No evento, alunos dos três cursos de graduação do campus Cariacica (Economia, Engenharia de Produção e Física), puderam conhecer desafios globais de sustentabilidade, trabalhar de forma colaborativa, propor soluções e construir protótipos”, disse.

IFTP 2024: Estudantes do Ifes precisaram criar projeto do zero para ir à França

Foto: Divulgação/IFES – Cariacica

Gabriel e Daniel irão para a França em abril deste ano.

Segundo Guilherme Guilhermino Neto, a equipe vencedora Vento Luz propôs uma solução que leva energia elétrica para comunidades de baixa renda a baixo custo.

“Eles desenvolveram um vídeo, todo falado em inglês, e tiveram seu trabalho apresentado e avaliado por jurados do exterior. Foi assim que conquistaram uma vaga na grande final, na França”, contou.

O professor afirma que todas as equipes tiveram um ótimo desempenho. Em apenas 48 horas, os alunos desenvolveram uma ideia e um protótipo do zero.

Porém, a equipe vencedora foi aquela que os jurados entenderam que melhor compreendeu as necessidades de uma comunidade. “No caso da Vento Luz, pessoas sem acesso à energia elétrica”, explicou.

Guilherme relatou que todos estão ansiosos com a viagem para a França. “A equipe de estudantes é composta por integrantes de diferentes cursos e com habilidades complementares, o que nos credencia a competir em alto nível”, disse.

Veja a publicação no perfil oficial do Instituto Federal do Espírito Santo:

O coordenador do IFTP no Ifes ainda comentou que o Instituto leva como diferencial uma vasta experiência com atividades junto à comunidade de cada campus, se sensibilizando com suas dores e construindo soluções em conjunto.

As finais acontecerão em 16 a 18 de abril, em Aix-en-Provence, na França, onde cada uma das seis equipes finalistas apresentará sua solução a jurados e potenciais investidores, que escolherão uma equipe vencedora do Invent for The Planet.

IFTP 2024 Global Finalists

Brazil – Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, Federal Institute of Technology)
France – École Nationale Arts et Métiers (ENSAM)
Greece – Aristotle University of Thessaloniki
Mexico – Universidad Politécnica de Yucatán (UPY)
Pakistan – Habib University
Spain – Universidad Politécnica de Madrid (UPM, Technical University of Madrid)