A Arquidiocese de Vitória protocolou, na última terça-feira (10), junto à Prefeitura da Capital um ofício para trocar de lugar a Cruz Reverente, construída depois da visita do Papa João Paulo II ao Espírito Santo, em 1989.
De acordo com informações da Arquidiocese, o pedido visa dar mais destaque ao monumento, que teria ficado escondido após as instalações de prédios na região, como o Cais das Artes e o Tribunal de Contas.
A ideia é manter a escultura na própria Praça do Papa, mas melhor posicionada de forma a ganhar mais visibilidade. Segundo a Arquidiocese de Vitória, o documento foi entregue diretamente ao prefeito Luciano Rezende para que sejam tomadas as devidas providências.
A Prefeitura informou que o pedido da Arquidiocese está em fase de análise na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade.
A Cruz Reverente foi feita pelo escultor grego Iannis Zavoudakis e sua inauguração ocorreu em outubro de 1991. No alto da cruz está uma pomba branca que simboliza o Espírito Santo. Está localizada na Praça do Papa, área reinaugurada em 2008 que possui aproximadamente 67 mil m², com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.