Com o objetivo de levar a Palavra de Deus também para pessoas com deficiência, a Igreja Cristã Maranata (ICM) realiza o Trabalho de Acessibilidade. Neste período de pandemia da Covid-19, o projeto passou a contar também com vídeos sobre o tema no canal da Instituição no YouTube.
Segundo o pastor Marco Antônio Medina, coordenador da Comissão de Acessibilidade da ICM, todo esse trabalho começou ainda em 2004, com a presença de membros surdos na igreja e, com o passar dos anos, outras demandas de acessibilidade foram surgindo, o que culminou com a inclusão de crianças com Trissomia do 21 (Síndrome de Down), Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Graças ao trabalho da Comissão, os membros da Igreja Cristã Maranata que são surdos, cegos e surdocegos ou têm síndrome de Down, deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista, conseguem assistir aos cultos e aos ensinamentos da Escola Bíblica Dominical.
A ICM já tem disponibilizado ensino com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), material adaptado em braile em dois níveis de complexidade linguística, braille e três níveis de compreensão verbal. Além disso, o projeto abrange outras acessibilidades que estão sendo desenvolvidas a fim de dar assistência a idosos, pessoas com altas habilidades e superdotação, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiência física, entre outras.
“Sabemos como essas pessoas acabam sofrendo na sociedade para ter acesso às oportunidades. Deus tem colocado em nossos corações a preocupação de não agirmos assim na Igreja Maranata. Queremos tirar todos os obstáculos para que elas sejam acolhidas na igreja e possam conhecer e usufruir dos ensinamentos da Palavra de Deus”, ressalta o pastor Medina.
Vídeos
Com a pandemia do novo coronavírus, a Comissão teve que se adaptar e expandiu o projeto para o mundo virtual. Diversos vídeos sobre acessibilidade foram produzidos para o canal da Instituição no YouTube. Eles foram conduzidos por profissionais da área de Saúde e Pedagogia que também são membros da Igreja Cristã Maranata.
Um dos vídeos abordou a importância de crianças com Trissomia do 21 (Síndrome de Down) e deficiência intelectual terem autonomia na comunicação e também para realizarem as atividades de vida diária como escovar os dentes e tomar banho. A responsável pelo conteúdo foi a fonoaudióloga Yara de Lima Griffo. “É muito importante que a criança consiga se organizar e saber o que precisa ser feito. A pessoa com deficiência intelectual se beneficia muito do ensino concreto, com apoio visual. Encorajamos os pais falando que as crianças são capazes sim”, relata a fonoaudióloga.
Já a pedagoga e mestre em Diversidade e Inclusão Juliana Gonçalves Muniz dos Santos foi a responsável por falar sobre Transtorno do Espectro Autista. “Os familiares devem sempre observar seus filhos, criando um ambiente seguro e de estímulo afetivo. Jamais subestimar a capacidade de aprendizado e compreensão. O olhar sensível para uma pessoa no Transtorno do Espectro Autista ajuda a perceber e conhecer seus interesses. Deus nos criou à sua imagem e semelhança, todos somos perfeitos diante do nosso Pai. O importante é o amor e a compreensão, temos mais a aprender do que a ensinar”, afirma.
Nos vídeos, profissionais da área da saúde também falaram sobre a pandemia da Covid-19. A pediatra e neurologista da Infância e Adolescência Maria Amin, por exemplo, gravou um conteúdo específico para grávidas e puérperas. “Divulgamos esse vídeo no início da pandemia para orientar as gestantes e também as que já tinham dado à luz. Demos dicas sobre os cuidados com os bebês e como cuidar e amamentar, inclusive em casos positivos para o coronavírus”, conta.
Já a psiquiatra e mestre em Psicologia Ana Lucia Balbino Peixoto direcionou seu conteúdo sobre cuidados com a pandemia para os jovens. “A finalidade do vídeo foi o bem-estar físico e mental dos nossos jovens diante da pandemia. Orientações foram dadas para melhorar o aproveitamento do tempo durante o isolamento social, como: leitura da Palavra, revisão e atualização curricular, busca de cursos on-line nas áreas de interesse, tendências do mercado no período pós-pandemia, realização de atividades físicas e manutenção de uma alimentação saudável. Foi reforçada a necessidade de se manter as barreiras sanitárias recomendadas pelas autoridades e a nossa responsabilidade individual diante do momento tão delicado para todos”, ressalta.
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Site: https://www.igrejacristamaranata.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/IgrejaCristaMaranata/
Instagram: https://www.instagram.com/igrejacristamaranata_oficial/
YouTube: https://www.youtube.com/igrejacristamaranata_oficial
E-mail: acessibilidade@presbiterio.org.br
Aplicativo disponível para Android e IOS.