Geral

Igreja dos Reis Magos é reaberta após período de reforma

Durante cerca de 10 meses, foram realizadas reformas no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Segundo ponto turístico mais visitado no Espírito Santo, a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada em Nova Almeida, na Serra, é reaberta nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, após um período de reformas.

Durante cerca de 10 meses, foram realizadas reformas no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal.

Também foram feitas a recomposição de piso do pátio e da igreja, a substituição de elementos elétricos e intervenções em elementos artísticos, como, por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos, segundo o titular da Setur, Alessandre Motta.

Foram investidos, aproximadamente, R$ 720 mil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), investiu cerca de R$ 150 mil na restauração dos sinos.

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi construída pelos jesuítas com a ajuda dos índios tupiniquins entre 1580 e 1615, e fica localizada no alto de uma colina, em Nova Almeida, de onde se pode ver a foz do rio Reis Magos. O local, que foi tombado pelo Iphan em 1943, tem grande representatividade no Espírito Santo e também no Brasil, pois abriga a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil, o quadro Adoração dos Reis Magos. A igreja recebe, em média, 1.500 visitantes por mês.