Geral

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chegará a Diocese de Colatina pelo Rio Doce

De Aparecida, a imagem será trazida pelo grupo e chegará a Baixo Guandu de forma muito especial e simbólica: entrará no município pelas águas do Rio Doce

Neste Ano, a Diocese de Colatina se prepara para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Ela será entregue, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), ao bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e a membros da Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu, que será a primeira paróquia a receber a imagem na Diocese de Colatina.

De Aparecida, a imagem será trazida pelo grupo e chegará a Baixo Guandu de forma muito especial e simbólica: entrará no município pelas águas do Rio Doce, o importante curso d’água que foi atingido brutalmente por toneladas de rejeitos de minério devido ao rompimento de uma das barragens da empresa Samarco, no dia 5 de novembro de 2015. A lama tóxica percorreu todo o curso do Rio Doce, causando destruição ao longo do caminho.

Essa tragédia ambiental marcou o país e, há mais de um ano, mudou os rumos da história dos municípios afetados diretamente. É o caso de Baixo Guandu. A imagem permanecerá na cidade por uma semana, de onde parte para Itaguaçu. Até dezembro, ela irá percorrer todas as 31 paróquias da Diocese de Colatina, terminando sua peregrinação no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, no dia 10 de dezembro deste ano.

Tríduo

Para bem receber a imagem, a Paróquia São Roque, de São Roque do Canaã, preparou um tríduo celebrativo. Trata-se de um excelente exemplo para todas as comunidades! Os arquivos para conhecimento e utilização estão disponíveis no site da Diocese de Colatina: www.diocesedecolatina.org.br.

Neste Ano Mariano, a Igreja Católica é convidada a refletir sobre o papel de Maria na vida da Igreja e sua entrega como a mãe que cuida e intercede com amor pelos seus incontáveis filhos. O Ano Mariano comemora especialmente os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por pescadores, no rio Paraíba do Sul.