Imagens de uma bicicleta acoplada aparentemente de maneira irregular em uma das estações da Bike Vitória repercutiu negativamente nas mídias sociais, nesta quarta-feira (1º). As imagens mostram uma bicicleta jogada e já receberam centenas de curtidas.
“Lamentável, um projeto tão útil para a população sendo danificado por pessoas sem a menor educação e cuidado com o que nos pertence. Vamos cuidar do que é nosso gente!”, escreveu Márcia Campelo, nas redes sociais.
Outra usuária, também na internet, questionou a fiscalização da prefeitura para que casos de vandalismo sejam evitados. “Cadê a fiscalização? Falta conscientização. O povo não sabe que quem paga pelos estragos somos nós”, escreveu a usuária Yvone Borges.
Vale lembrar que o projeto Bike Vitória foi inaugurado há apenas quinze dias. Este pode ser considerado o primeiro registro de mau uso em uma bicicleta. A partir do dia 12 de junho, o projeto passa a ter 11 estações com 110 bicicletas disponíveis para a população. Os valores para aluguel vão de R$ 5,40, a diária, até R$ 67,50, a assinatura anual.
Confira as estações do Bike Vitória
Ao final da implantação do Bike Vitória, serão 20 estações de compartilhamento de bicicletas em pontos estratégicos da Capital. As demais serão inauguradas até o final do mês de junho. Ao todo, 200 bicicletas estarão disponíveis todos os dias da semana, das 6 horas às 23 horas.
Em nota, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran) informou que o problema já foi resolvido pela equipe de manutenção do Bike Vitória.
A Setran acrescenta, ainda, que qualquer problema com as bicicletas ou com o sistema pode ser informado à equipe de manutenção pelo telefone 4003 0375 em qualquer dia, inclusive domingos e feriados, das 6 horas às 23 horas.