O primeiro barco que vai atuar no Aquaviário da Grande Vitória já está pronto. Imagens da embarcação foram divulgadas nesta quinta-feira (29), por meio das redes sociais do secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Segundo o órgão, a primeira embarcação, que vem do Estado de Pernambuco, deve chegar ao Espírito Santo no mês de outubro.
Além dessa, outras duas também chegam entre novembro e dezembro, vindas de Valença e Porto Seguro, cidades localizadas na Bahia.
O custo das embarcações está incluso no custo total da operação, incluindo também tripulação, equipamentos e serviço e é de R$ 612 mil mensais por barco.
Operação Sistema Transcol
As operações do Aquaviário serão integradas com operação do Sistema Transcol, por meio do CartãoGV. A previsão é que as ações sejam iniciadas até o final desse ano.
Segundo o órgão, os benefícios de gratuidade e passe escolar vigentes no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário.
As operações também vão seguir o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações.
Leia também: Aquaviário terá cinco barcos e deve começar em outubro no ES; confira horários de funcionamento