Geral

Imunização contra a febre amarela no interior de Cachoeiro é intensificada

Já foram vacinados moradores de Alto Moledo, Gruta, Monte Verde e Independência, entre outras comunidades de difícil acesso, em que não há unidades de saúde

Equipes da Secretaria de Saúde percorrem o interior para imunizar moradores de locais próximos às áreas de mata Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Após ter a confirmação do primeiro caso de febre amarela em Cachoeiro, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus), além dos pontos fixos de vacinação, tem intensificado o trabalho externo de busca ativa, em que as equipes percorrem o interior para imunizar moradores de locais próximos às áreas de mata que não receberam a dose em ações anteriores. 

“A busca ativa é de extrema importância para cobrirmos, com o máximo de amplitude, essas áreas específicas, que são consideradas de maior risco. O objetivo, portanto, é gerar o bloqueio para prevenir a incidência de febre amarela na área urbana”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bindaco. 

A ação segue nos próximos dias e o cronograma da busca ativa com os locais a serem visitados pelas equipes de vacina está previsto para ser divulgado a partir desta segunda-feira (6).

Além disso, está em andamento, também, a vacinação nos presídios e no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro. No presídio feminino cerca de 190 detentas foram imunizadas. 

Na próxima quarta (8), haverá vacinação no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Nos dias 14 e 15, será no presídio masculino, e no dia 16, no CDP.