Geral

Inaugurada, nova orla de Cariacica vai ter rua de lazer aos domingos

Avenida será fechada semanalmente no verão para que o público possa aproveitar o local plenamente e com maior variedade de atividades, segundo o prefeito da cidade

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Com show pirotécnico e apresentação de drones, a Prefeitura de Cariacica inaugurou, na noite desta quarta-feira (27), a nova orla do município, em evento que contou com a participação de milhares de moradores, bem como de autoridades e políticos do Estado, entre eles o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

Considerada o mais novo ponto turístico da Grande Vitória, a nova orla, que possui espaços para atividades físicas, lazer e gastronomia, promete ser mais uma opção para quem quer aproveitar o verão no Espírito Santo. 

Isso porque, segundo o prefeito da cidade, Euclério Sampaio (União), a Avenida Vale do Rio Doce, que margeia a orla, será fechada aos domingos, durante o verão, para que o público possa aproveitar o local plenamente e com maior variedade de atividades.

“A partir do próximo domingo (31), vamos fechar, todos os domingos, durante o verão, essa avenida (Vale do Rio Doce) e vamos fazer uma avenida de lazer para a população”, disse Euclério.

Ao comentar sobre o impacto da inauguração da orla em Cariacica, o prefeito disse se tratar da realização de um sonho, bem como da entrega de um equipamento de inclusão para o município.

“É um marco histórico para a nossa cidade, porque foi uma obra muito prometida durante décadas, muito sonhada. Essa obra vai gerar emprego e renda, além de incrementar o turismo e o lazer das famílias de Cariacica e dos municípios vizinhos”, frisou.

A nova orla de Cariacica é fruto de convênio entre a prefeitura da cidade e o governo do Estado. Iniciado em agosto do ano passado, o empreendimento recebeu investimentos estimados em R$ 33,8 milhões, sendo que R$ 20 milhões foi uma contrapartida do Executivo estadual.

Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

Presente no evento, o governador do Estado também repercutiu a inauguração da nova orla.

“Essa obra representa que é possível realizar sonhos quando a gente faz parceria. Cariacica sempre sonhou em ter sua orla e agora tem realizado esse sonho com essa parceria do governo do Estado com a prefeitura. Essa orla mostra que nós estamos no caminho certo”, afirmou Casagrande

O que tem na nova orla de Cariacica?

Área kids

Os brinquedos do playground, como balanços e escorregadores já estão instalados no local. O espaço infantil é cercado com Nylofor, que é uma grade metálica utilizada para delimitar ou para cercar um determinado local, e no piso foi instalada grama sintética.

Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Além da área kids, a nova orla de Cariacica terá academia popular, equipamento multi estação e um equipamento de calistenia, que utiliza o peso do corpo na prática de atividades físicas, pista de skate, entre outros equipamentos.

Ponto de hidratação

Além dos diversos equipamentos para prática esportiva, a nova orla conta com pontos de hidratação para pessoas e animais e vaporizador (jatos de água para refrescar o corpo).

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Orla sustentável

A nova orla conta com diversos equipamentos sustentáveis. Os três restaurantes do local e toda iluminação pública ao longo da orla, por exemplo, terão energia solar.

As placas para captação de energia solar já foram instaladas. Serão 24 placas de 115mm x 230mm com capacidade de gerar 13,32 kW em cada um dos espaços gourmet. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A energia captada será direcionada para atender 100% da iluminação pública ao longo da orla e 40% dos espaços gourmets.

Estrutura da nova orla de Cariacica

Restaurantes e banheiros modernos e amplos, ambientalmente sustentáveis, com alimentação por energia solar, que possibilitará economia de energia elétrica necessária ao funcionamento das instalações;
Iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, de alta eficiência, garantindo mais economia para a cidade e mais modernidade e sustentabilidade ao empreendimento;
Estacionamentos, ciclovia, calçadão, deques, espaços para a prática de exercícios físicos;
Preservação da riqueza vegetal do manguezal, com construção conectada com a paisagem. Os deques contornarão a vegetação.