Neste sábado (30), acontece a inauguração da nova estrutura do laboratório de pós-colheita para a avaliação da qualidade dos cafés capixabas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), localizado em Venda Nova do Imigrante. O evento será na Fazenda Experimental do Incaper, a partir das 8h30.
A pesquisa científica é um dos meios de promover soluções tecnológicas e sociais para o meio rural e para isso, o Incaper, contará com o reforço de uma estrutura nova e melhorada para desenvolver os estudos da produção rural.
A mudança aconteceu graças a um acordo do Instituto com o Consórcio de Pesquisa Café e a Embrapa Café. O foco será a realização de análises de pós-colheita tanto de café conilon quanto de café arábica, aspectos como classificação e degustação, processamento, secagem e beneficiamento do café.
O laboratório oferece mais desenvolvimento do produto capixaba e uma aproximação com os trabalhadores rurais. “As tecnologias pesquisadas no laboratório serão disponibilizadas a todos os cafeicultores capixabas. Ao certificar, por meio de análises, a qualidade dos cafés cultivados nas suas Fazendas Experimentais, o Incaper tem a segurança ainda maior de entregar ao produtor rural uma tecnologia testada e aprovada. Além disso, o local poderá ser utilizado para o treinamento de produtores rurais”, disse Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador de cafeicultura.
Durante o evento, serão ministradas palestras técnicas sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA) e sobre o Projeto Sustentabilidade em Café do Espírito Santo, seguidas de uma visita técnica que vai apresentar os aspectos relacionados à qualidade de degustação, processo de secagem e beneficiamento e manejo de poda. Além disso, será apresentada uma nova estação meteorológica do Incaper na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante.