O incêndio que acontece há meses no terreno de turfa, próximo ao Mestre Álvaro, na Serra, pode estar com os dias contados. A informação é do coordenador da Defesa Civil do Espírito Santo, coronel Fabiano Bonno.
O coordenador disse que o objetivo é acabar com os focos de incêndio que resistem no local ainda nesta quarta-feira (29).
Ainda segundo Bonno, cerca de 2% do total da área ainda está queimando. O coronel também informou que os trabalhos devem continuar nos próximos dias para monitoramento da região. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 98% das chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros.
No último dia 20 de abril, os bombeiros resolveram mudar a estratégia para combater o incêndio na região de turfa. Cerca de 600 metros de valetas foram abertas ao longo da região atingida. Em alguns pontos, o mato seco facilita que as chamas se espalhem, atingindo a superfície.
O incêndio
O incêndio subterrâneo na área em torno do Mestre Álvaro começou a incomodar a população há cerca de dois meses, quando a fumaça atingiu residências de bairros vizinhos, e ainda não foi controlado. O incêndio começou em fevereiro, em dois pontos distintos.
No dia 10 de abril, a equipe de combate identificou um quarto foco. Esta semana, um sistema de comando de operações foi instalado na região, com o objetivo de reunir diferentes órgãos envolvidos no combate ao incêndio.