Geral

Incêndio em área de turfa no ES já dura um mês e área destruída equivale a 15 campos de futebol

O fogo já destruiu uma área equivalente a 15 campos de futebol, e já começa a atingir os moradores da região. A suspeita é que o incêndio tem origem criminosa

O incêndio na área de turfa na zona rural de Itapemirim já destruiu o equivalente a 15 campos de futebol, segundo os Bombeiros Foto: ​Reprodução

Um incêndio atinge, há um mês, uma área de turfa na localidade de Pedrinhos, zona rural de Itapemirim, e já destruiu uma área equivalente a 15 campos de futebol. Diariamente, mais de 20 homens entre Corpo de Bombeiros e da prefeitura de Itapemirim, trabalham por dia para controlar as chamas, que já começam a atingir os moradores.

A suspeita é que o incêndio tenha origem criminosa, mas somente a perícia vai apontar as causas. Segundo o aspirante oficial do Corpo de Bombeiros, Justo Santos, pela região ter plantios sucessivos de vegetação, acabou criando uma camada de matéria orgânica compacta, e isso está prolongando o incêndio e complicando a situação dos moradores.

“Estamos tentando fazer um trabalho de resfriamento do local, que chamamos de turfa, mas a área é muito extensa e agora estamos tentando encontrar uma forma para que o combate seja continuo, com a implantação de um sistema de drenagem com poços artesianos ou a limpeza de alguns córregos, para que possamos ter água com maior facilidade”, explica.

De acordo com o aspirante oficial, o problema de logística com a captação de água também prejudica o trabalho. “Nosso caminhão demora para ser reabastecido, até mesmo os caminhões pipas fornecidos pela prefeitura, para que o trabalho seja continuo. O sistema de drenagem evita que essa água seja evaporado. Um pouco de água sendo jogado todo dia seria muito mais efetivo do que talvez essa quantidade de água ser lançada de uma só vez”, completa Justus.