Geral

Incêndio em área ecológica de Guarapari já dura uma semana

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas, que já consumiram mais de 60 hectares do parque de preservação ambiental, pode ter sido causado por ações humanas; perícia sairá em 30 dias

Fumaça causada pelas chamas atingem a rodovia que passa próxima à área de preservação ambiental Foto: Leitor l Whatsapp Folha Vitória

Uma área equivalente a sessenta campos de futebol em cinzas. Esse é, até agora, o resultado do incêndio que há uma semana assola a região do Parque Paulo Cesar Vinhas, local de preservação da fauna e flora nativas da Mata Atlântica em Setiba, bairro de Guarapari. 

A fumaça causada pelo fogo já chegou à Rodovia do Sol e os motoristas que passam pelo local atravessam uma cortina de fumaça criada pelas chamas.

O fogo na região de turfa dá muito trabalho aos homens do Corpo de Bombeiros e já consumiu parte da vegetação de restinga, na área de preservação ambiental. Para tentar conter as chamas, está sendo utilizada água de uma drenagem artificial do Rio Iúna, que passa pelo parque.

O incêndio ocorre em uma região de turfa, substância formada pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços. O Corpo de Bombeiros está fazendo uma perícia que deverá apontar as causas do incêndio. O resultado sairá em até trinta dias, mas a corporação suspeita que o incidente tenha sido causado por humanos.